Em reunião articulada pelo MP, comerciantes e prefeitura de Cavalcante (GO) definem parceria para correta destinação de materiais recicláveis
Reunião aconteceu no Salão do Tribunal do Júri de Cavalcante
Em reunião promovida na manhã de hoje (18/9) pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), foram estabelecidas providências que vão contribuir para a correta destinação de materiais recicláveis em Cavalcante.
A convite da promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto, compareceram no Fórum da comarca diversos comerciantes, além de representantes do município e das Polícias Civil e Militar.
Durante o encontro, ficou estabelecida uma parceria para viabilizar a destinação correta. Um caminhão da prefeitura vai recolher duas vezes na semana os resíduos que podem ser reaproveitados do comércio local e fará a destinação ao Espaço Semente.
O local é um Centro Socioeducativo de Reciclagem, que atua como ponto de coleta de recicláveis.
A proposição teve a adesão de todos os comerciantes presentes e o apoio das autoridades, entre elas o secretário municipal de Meio Ambiente, João Carlos Ribas Dantas; o delegado José Mendes Neto, e a representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).
Estiveram presentes donos de pousadas e comerciantes de diversos segmentos – padaria, supermercado, oficina, etc.
“Antes não tínhamos essa cultura dos comerciantes levarem os resíduos sólidos a esse ponto de coleta, que é o Espaço Semente. Tudo era depositado em contêineres, sem uma destinação correta, gerando poluição”, afirmou a promotora. Agora, conforme reiterou, o material reciclável será enviado a esse espaço.
O prazo para o início da coleta é de 15 dias. “Vamos mudar radicalmente a destinação do resíduo sólido aqui”, comemorou a promotora Úrsula Catarina.