Quem é Dinomar Miranda
Dinomar Miranda é jornalista concursado do Poder Judiciário Federal, Analista Judiciário, lotado no Superior Tribunal Militar, na capital federal.
É mestre em Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Universidade Católica de Brasília (UCB), na linha de pesquisa: “Aplicação da Inteligência Artificial na produção de notícias jornalísticas automatizadas”.
Também é graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); especialista em modelagem e mapeamento de processos pela Fundação Getúlio Vargas(FVG). Estudou MBA, em Marketing e Propaganda, na Escola Superior de Marketing, em Recife (PE) e também é especialista em Gestão de Comunicação das Organizações, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub).
Entre 2014 e 2020, foi assessor-chefe de comunicação do Superior Tribunal Militar, em Brasília. Em 2017 e 2018 também foi assessor parlamentar de instituição do Poder Judiciário no Congresso Nacional, Senado e Câmara dos Deputados.
Em 2006, integrou o staff das Nações Unidas (ONU), na Missão de Paz do Haiti.
Pela ONU, promoveu trabalhos de comunicação social para o público interno e efetivou diversas ações de comunicação social, cultura e lazer junto às comunidades haitianas.
Atendeu jornalistas e emissoras internacionais, haitianas e do Brasil e agências de notícias (como a Routers, AFP, AP) no atendimento às demandas jornalísticas sobre a missão.
O jornalista também colaborou com diversos órgãos da imprensa brasileira enviando fotos para os jornais O Globo (RJ), Folha de São Paulo (SP) e Correio Braziliense (DF) e atuou como enviado especial para o Jornal do Commercio (PE) e Correio do Povo (RS), durante a Copa do Mundo de 2006.
Dinomar Miranda começou cedo na área de comunicação social. Iniciou sua carreira aos 15 anos, como locutor de “rádios piratas”. Aos 18 anos já era um dos mais conceituados radialistas de Campos Belos, cidade goiana, a 400 km de Brasília.
Em 2001, foi estagiário do SBT Recife, quando realizou o curso de vídeo-repórter, no canal All TV, de São Paulo (SP), primeiro canal de TV via internet do país, aprendendo a mesma função dos correspondentes americanos na guerra do Iraque.
Na TV Universitária/Cultura de Recife, foi repórter e cobriu eventos como o carnaval de Olinda (PE) e o São João de Caruaru (PE).
Nas Forças Armadas, onde permaneceu militar por 20 anos, o jornalista foi Relações Públicas de Organizações Militares, exercendo a atividade de suprir o sistema de comunicação do Exército e do Governo Federal com notícias para sites, rádios, jornais e TV.
É repórter da Rádio Justiça e da Voz do Brasil.
É blogueiro desde 2006 (www.dinomarmiranda.com.br), site onde mantém um canal de notícias, com foco regionalizado para o sudeste do Tocantins, nordeste de Goiás e Oeste da Bahia.
O Blog tem fundamento teórico no jornalismo cidadão, também conhecido como Jornalismo Colaborativo, Jornalismo Democrático ou ainda Jornalismo Open Source (código fonte aberto), voltado para o empoderamento das pessoas, da transparência da coisa pública e para o voluntarismo.
Foi condecorado com a medalha de paz das Nações Unidas (ONU), por relevantes serviços prestados àquela Organização Internacional.
Acesse o currículo oficial do jornalista, na Plataforma Lattes/CNPQ