Instagram e Big Techs: como a Inteligência Artificial manipula o inconsciente humano

Recentemente, o jornalista Dinomar Miranda lançou o livro O Jornalismo e a Inteligência Artificial: Estudos e Discussões sobre a Aplicação de IAs no Jornalismo Organizacional, já disponível em bancas, livrarias e plataformas de venda online.
A obra apresenta uma análise detalhada e técnica sobre o uso da Inteligência Artificial na redação automatizada de notícias, utilizando dados de sentenças e acórdãos do Poder Judiciário como base. Além disso, traz uma extensa bibliografia sobre o tema, abrangendo três décadas de pesquisa e inovação na área.
Um dos temas centrais do livro é a exposição dos sofisticados métodos utilizados pelas grandes Big Techs (Instagram, da Meta, Google, TikTok, entre outras) para manipular os usuários, transformando-os em “zumbis” tecnológicos ou novos escravos da modernidade.
Essas empresas empregam avançados sistemas de Inteligência Artificial e algoritmos sofisticados para explorar o comportamento inconsciente dos usuários, influenciando suas decisões e ampliando seu domínio sobre a atenção e o consumo de informações.
O livro aprofunda a discussão sobre as implicações éticas do uso da Inteligência Artificial, especialmente nas redes sociais e nos meios de comunicação, em diálogo com pensadores contemporâneos como Foucault (1975), Deleuze (1990), Byung-Chul Han (2012) e Sibilia (2021). A análise aponta para a construção de uma “sociedade do controle”, impulsionada pela manipulação do inconsciente coletivo.
O autor explora como as grandes corporações de tecnologia têm se beneficiado da convergência das mídias digitais, analisando como essas empresas, ao perceberem a mudança no paradigma do consumo de conteúdo, exploram as pegadas digitais dos usuários para maximizar seus lucros, gerando bilhões de dólares com a comercialização de dados pessoais. Segundo Miranda, esse fenômeno é uma das faces do capitalismo de vigilância, um novo modelo de mercado que lucra negociando o futuro de cada indivíduo.
“O impacto das redes sociais no comportamento humano e na saúde mental dos usuários é severo, gerando graves consequências sociais, como a disseminação de fake news, a polarização política, o fortalecimento de movimentos extremistas e a ascensão do capitalismo de vigilância”, destaca o autor, referindo-se às discussões de estudiosos como Zuboff (2020) e Orlowski (2020).
Ficha Técnica
- Título: O Jornalismo e a Inteligência Artificial: Estudos e Discussões sobre a Aplicação de IAs no Jornalismo Organizacional
- Autor: Dinomar Miranda
- Editora: Diálogo Freiriano
- ISBN: 978-65-5203-134-1
- Formato: Físico e E-book
- Páginas: 239
- Preço: R$ 69,00 (e-book e livro físico)
- Onde comprar: Amazon, Livro Um, Estante Virtual, Livro.VC, Casa Bahia, Americanas, Extra, Ponto Frio, Shopee, e Magalu.



