Em 2026, Escola de Samba do Rio vai homenagear Tocantins e o Jalapão

Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte. Sua capital é a cidade planejada de Palmas que, dentre as capitais estaduais brasileiras, é a menos populosa. Na Bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara.
Nosso ponto de partida será a estrela Adhara(revela a escola), ela é a segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior.
O nome vem do árabe عذارى (‘aðāra’), que tem a conotação “(as) vírgens”. Com esse ponto de partida, vamos fala de viagens dos sonhos, Tocantins conhecida pelo seu turismo tropical, a arquitetura, religião, gastronomia, os seus rios, a agricultura forte no estado, a dunas maravilhosas, coisas que só o Brasil tem !
O Samba incorporará em sua sonoridade elementos singulares das diversas etnias que formam a população do estado, com ênfase nos grupos tradicionais, como os indígenas e as comunidades quilombolas.
A herança africana se faz presente em diversos aspectos, como no vocabulário, nas construções, na gastronomia e nas celebrações. No Tocantins, essa influência é igualmente visível, destacando características inconfundíveis de sua população. O estado abriga elementos extraordinários, muitos dos quais são considerados exclusivos.
De Lagoa da Pedra (Arraias), onde acontece a Roda de São Gonçalo, ou em Cocalinho (Santa Fé do Araguaia), que preserva a dança do lindô e a tradição de preparar bolos de puba e tapioca sobre pedras aquecidas no chão.
Nas cidades de Natividade e Chapada de Natividade, a união das culturas afro e europeia formou a base para a ocorrência de expressões populares ligadas às práticas religiosas, como a dança da suça durante as celebrações do Divino Espírito Santo.
Em Monte do Carmo, as celebrações religiosas assumem as tonalidades e os sons da suça e da congada.
A influência da cultura negra é marcante na arquitetura, especialmente nas cidades históricas que foram construídas por escravizados. Um dos principais ícones dessa herança é as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada em Natividade.
O artesanato é uma prática tradicional no Tocantins e representa uma significativa fonte de sustento para muitos trabalhadores artesanais. O mais famoso entre esses trabalhos é o que utiliza o capim dourado, especialmente na área do Jalapão. Além desse recurso, outros materiais como a palha de babaçu e buriti, cerâmicas e cristais também são empregados.
Visitar as dunas do Jalapão é uma vivência que todos devem aproveitar pelo menos uma vez na vida! As dunas, compostas por grãos de quartzo, apresentam uma linda tonalidade dourada e estão cercadas por imensos chapadões, que são áreas de rochas cristalinas com leves ondulações.
Estes são alguns dos elementos que que a que a escola irá trazer para avenida no próximo carnaval 2026 na Marquês de Sapucaí , para falar deste povo tão querido e rico culturalmente. A escola pediu segredo, vamos informar o nome em uma outra oportunidade.