Tocantins chama novos aprovados no concurso da educação, mas tem gente reclamando de “fura fila”
O Diário Oficial do estado do Tocantins desta quarta-feira (10) trouxe a nomeação de novos candidatos aprovados no concurso do quadro dos profissionais da educação. As nomeações são para diversas cidades do Tocantins.
O ato assinado pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeia os candidatos aprovados nos cargos de professor, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor regente da educação básica. Também foram convocados professores para educação básica indígena.
Confira o documento a partir da página 7 do diário.
O resultado final do concurso foi divulgado no dia 30 de novembro de 2023. A seleção ofertou 5.242 vagas para professor, coordenador e orientador para a educação básica e educação indígena. As nomeações dos aprovados começaram em dezembro.
Os candidatos agora terão prazo para efetivar a posse, que será feita de forma digital, através do site da Secretaria Estadual da Administração.
Reclamação
Mas tem muita gente reclamando e acusa o governo de “furar a fila” e colocar apadrinhados.
“Sobre a indignação de nós professores, já saiu a final e já saiu também algumas nomeações, porém na primeira convocação muitos professores que estão dentro das vagas não foram convocados e segundo o secretário da educação todos professores classificados foram convocados.
Mas isso é uma grande mentira para mídia. A gente foi através das redes sociais cobrar do Secretário e do Governo e eles falaram que iriam sair todos nomeados essa semana e que no caso foi ontem (10).
Poréma gente tem um grupo de classificados não convocados. Lá estamos tá expondo nossa indignação, porque essa convocação de ontem foi chamados excedentes em vez de chamar os classificados que estão dentro das vagas.
Só lembrando que fizemos exames caros que custou mais de 800 reais esses exames pra tomar posse tem validade de 90 dias, a gente fez exames porque eles mesmo mandou um comunicado pra regional falando pra gente se preparar, todos nós professores que estamos dentro das vagas estamos completamente chateados e prontos para entrar com uma medida judicial”, disse ao Blog uma das professoras aprovadas e não nomeadas.
O outro lado
O Blog procurou a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, que ainda não respondeu à nossa demanda. Foi perguntado se procede a denúncia dos aprovados e se proceder, qual foi o amparo legal.
Mas até o fechamento deste texto, o órgão ainda não tinha respondido. Assim que responder, será publicada a resposta neste mesmo espaço.
O concurso
O certame é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
Conduzida pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), a posse dos aprovados será realizada de forma digital. A Instrução Normativa n° 12, publicada no DOE do dia 19 deste mês, detalha todos os procedimentos necessários para a efetivação da posse digital dos candidatos aprovados, que têm um prazo de 30 dias para realizar o procedimento.
O concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ofertou 5.242 vagas para o provimento dos cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor da educação básica e coordenador pedagógico na educação indígena. Atualmente, com o reajuste de 11% somado à data-base de 5,93%, a remuneração inicial é de R$ 5.674,35.
O certame contou com um total de 35.986 inscritos, as provas foram realizadas no dia 11 de junho deste ano.