Número de mulheres que trabalham no ramo da beleza cresce 20% no ano em Goiás

O Sindicato dos Proprietários de Barbearias e Institutos de Beleza de Goiás (Sindibeleza-GO) afirma que o mercado da beleza para mulheres empreendedoras cresceu 20% em comparação aos meses de janeiro a outubro do ano de 2022. De acordo com o sindicato, mais de 3 mil mulheres estão formalizadas na área da beleza neste ano, em Goiás.

Marcelino Lucena, presidente do Sindibeleza-GO, destacou que o crescimento é bem maior, considerando que boa parte das empreendedoras ingressam no mercado da beleza sem conseguir se formalizar. “Os dados oficiais são em relação ao crescimento dos CNPJ que foram registrados no estado goiano”.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as profissões do ramo da estética que estão mais em alta no mercado de trabalho são: designer de unha, cabeleireira, designer de sobrancelha, extensão de cílios, especialista em depilação e em maquiagem.

Descobertas

Luiza Magalhães, de 23 anos, começou a carreira em 2016 fazendo sobrancelhas no quarto dela, em Valparaíso de Goiás. Aos 19 anos, a empreendedora já fazia o procedimento de micropigmentação e precisou de um espaço maior para trabalhar. Luiza saiu dos fundos de casa e conseguiu alugar um espaço na cidade de Águas Claras, em Brasília.

“Eu comecei a ser mais valorizada e investi em conhecimento. Eu comecei a cobrar duas vezes mais caro nos meus procedimentos. Com dezenove anos fiz uma reforma gigantesca no meu espaço e comecei a dar cursos presenciais e online”, disse Luiza.

Após alcançar mais de 3 mil alunas em oito países com o curso de sobrancelha, Luiza passou a investir em mentorias e treinamentos e descobriu um novo amor: o marketing. Hoje, a empreendedora fechou o estúdio e ajuda pessoas por meio do marketing a se posicionarem no mercado de trabalho. Aos 23 anos, Luiza já conseguiu o seu primeiro milhão.

Durante a pandemia, Mirela Santos, de 20 anos, trancou a faculdade e deu início ao mundo do empreendedorismo como nail designer, conhecido como designer de unhas. Além de conseguir abrir um estúdio, a profissional também passar a dar aulas para que outras mulheres consigam obter as mesmas oportunidades que ela.

De acordo com a nail designer, o mercado da beleza não só mudou a vida dela, mas serviu de inspiração para que outras empreendedoras também conseguissem alcançar os próprios sonhos. Após três anos de luta, Mirela conseguiu alcançar a tão sonhada independência financeira, o que a permitiu manter um ótimo padrão de vida.

“Hoje, consigo ajudar minha mãe, tenho meu próprio estúdio, comprei um carro e um apartamento, realizei viagens e proporciono o melhor para mim e minha família. Nunca imaginei que me tornaria quem sou hoje, uma fonte de inspiração para outras pessoas”, contou Mirela.