Avião inédito no Brasil está em produção em Goiânia; voo entre Campos Belos e Mineiros será de 5h
Em Goiás, menos de 2% das cidades têm voos de linhas aéreas regulares.
Esse fator tem movimentado o mercado dos aviões particulares no Estado, que de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral, é o quarto estado com maior polo de serviços de aviação geral no Brasil.
A demanda se deve à posição geográfica (centro do país), sua extensão territorial (de um ponto a outro são mais de 800 km) e a força do agronegócio. Logo, o setor por aqui tem se destacado e apresentado inovações.
Um avião inédito no Brasil, por exemplo, está sendo construído em Goiânia e deverá estar no mercado em meados do ano que vem.
O chamado F.I.T.S. F2 deverá ser o primeiro avião de 3 lugares a ter seu projeto aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Brasil.
O modelo, que se enquadra no conceito Aeronave Leve Esportiva Especial (ALE-E), possui ainda um terceiro assento para cadeirinha de bebês (padrão ISOFIX) ou uma pessoa de até 50 kg.
Seu formato foi pensado para o público que precisa fazer deslocamentos frequentes para cidades não atendidas por linhas aéreas.
O público alvo do projeto são, claro, é a classe A, a exemplo de empresários que possuem filiais em diferentes cidades, ao homem do campo, para aeroclubes ou qualquer pessoa que queira se deslocar a trabalho ou a lazer com segurança, conforto e alta tecnologia
“Por exemplo, caso haja uma necessidade de deslocamento seja de Campos Belos para Mineiros, na aeronave F.I.T.S. F2 em apenas 5h o proprietário estaria no destino, já de carro, ele gastaria só no deslocamento mais de 13h, sem contar com paradas para abastecimentos, alimentação, necessidades fisiológicas””, explica o piloto de jatos executivos Klézio Marinho, um dos três sócios da F.I.T.S. Aero, responsável pela idealização e produção do veículo.
A equipe que está construindo a aeronave é formada ainda pelo empresário e engenheiro aeronáutico Luciano de Castro, que atuou por 10 anos como Engenheiro da Força Aérea Brasileira e pelo engenheiro mecânico-aeronáutico, Celso Faria de Souza.
“Celso possui extenso background aeronáutico. Realizou cursos em universidades estrangeiras e suportou frotas de diversos tipos e operações. Klézio Marinho possui mais de 3 mil horas de voo e é pós-graduado em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada também pelo ITA”, detalha Luciano sobre a equipe.
Segurança e modernização
Segundo Luciano de Castro, o projeto F.I.T.S. F2 traz novidades aprovadas pela ANAC, após a edição da Resolução 686, de 13 de julho de 2022, que visa simplificar, fomentar e modernizar o segmento aeronáutico no Brasil.
Neste conceito, o empresário afirma que a aeronave foi desenhada especialmente para o novo usuário da aviação, com novidades a exemplo da asa alta, que facilita as manobras, a pilotagem e é ideal para pilotos inexperientes.
A segurança também é uma prioridade do projeto, pois conforme Luciano, o modelo possui estrutura de alumínio aeronáutico, com gaiola de sobrevivência para proteção dos ocupantes feita com aço cromo-molibdênio.
Foi idealizado dentro do conceito de crashworthiness (que foi desenvolvido pela NASA, FAA e indústria americana) que absorve impacto e passa pouco da energia para os ocupantes.
“Possui também paraquedas balístico que permite o pouso da aeronave em segurança, mesmo com pane total elétrica e do grupo motopropulsor ou seja, em caso de emergência, não são os ocupantes que o vestem, é a aeronave que é integrada ao paraquedas”, acrescenta.
Fonte e Texto: Diário da Manhã