Divinópolis, Teresina, Campos Belos, Cavalcante, Guarani, Mambaí e São Domingos ainda não receberam profissionais do Programa Mais Médicos
Até agora, 147 profissionais se apresentaram para trabalhar nos postos de saúde dentro do Programa Mais Médicos em Goiás.
A expectativa dos secretários de saúde destas cidades (veja quadro) é que, com o novo edital aberto na última semana pelo Ministério da Saúde (MS), as faltas sejam preenchidas para que não haja prejuízo para os atendimentos de saúde.
Vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), André Luiz Dias Mattos, que também é secretário de saúde da cidade de Morrinhos (130km de Goiânia), diz que já previa que haveria desistências.
A expectativa do Cosems, segundo Mattos ressalta, é que a abertura de novas vagas com a possibilidade de ingresso dos profissionais com registros profissionais do exterior possa resolver o problema.
Mattos detalha que no início do processo houve interessados para todas as cidades que tiveram vagas dispostas.
Distância
A maior parte destes casos é de cidades com distâncias maiores da capital ou de Brasília. Como é o caso de Teresina de Goiás (500 km de Goiânia e 300 km de Brasília).
“A gente espera que com o novo edital, essas profissionais possam voltar ou até mesmo outros, brasileiros ou estrangeiros, se interessem pela vaga”, disse.
Mattos chama a atenção para o fato de que, no novo edital, as inscrições estão abertas para profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior, mesmo que não tenham registro profissional no Brasil.
De um total de 10.205 profissionais que manifestaram interesse, 5.972 compareceram ao local de trabalho
O Ministério da Saúde (MS) informou que até às 9 horas desta quarta-feira (19), 5.972 médicos já haviam comparecido ou iniciado as atividades nas localidades onde irão atuar pelo Programa Mais Médicos.
Já o prazo para o envio da documentação de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior encerrou no dia 16 (domingo).
Nos dia 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto.
Veja abaixo as cidades que ainda não receberam profissionais do Programa Mais Médicos: