Morre Altemar Santos, fundador do Portal Mais Goiás

O radialista e empresário Altemar Santos, de 51 anos, fundador e proprietário do portal Mais Goiás, um dos mais populares do estado, morreu na noite desta quarta-feira, 21. 

Ele estava internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, o Hugol, em Goiânia.

Altemar estava internado desde julho deste ano, quando sofreu duas paradas cardíacas durante uma viagem ao Rio de Janeiro. 

Na ocasião, o empresário chegou a ser submetido a um procedimento para a colocação de marca-passo e ficou em estado de entubação.

Repercussão

O mundo político se rendeu em homenagens ao empresário e fundador do Mais Goiás, Altemar Santos, que sempre primou pelo bom relacionamento com diferentes vertentes ideológicas e conquistou o respeito de inúmeras autoridades.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), deputados federais e senadores se manifestaram por meio das redes sociais desde que o óbito do radialista foi confirmado na noite desta quarta-feira (21/8).

Altemar não resistiu a uma nova parada cardíaca que abreviou sua vida aos 51 anos.

Sua maneira inovadora ao construir as notícias e uma nova forma de comunicação na internet utilizando as redes sociais como a principal forma de contar histórias e relatar notícias foi lembrado por todas as autoridades que manifestaram pesar.

“Altemar era visionário e fez história ao criar o portal Mais Goiás, acreditando na força da internet para a divulgação de notícias com agilidade.  O veículo digital se transformou em referência não só em Goiás, mas também no país”, relatou Caiado.

“Goiás agradece ao trabalho de Altemar Santos na divulgação das informações, sempre com correção e zelo, e que ajudaram a fortalecer o Estado na última década”, pontuou.

Rogério Cruz também lembrou da trajetória de Altemar ao relatar o seu luto e lembrou que o empresário era um amigo.

“Altemar foi um grande entusiasta da comunicação e um apaixonado por Goiânia. Me visitou inúmeras vezes no gabinete do prefeito, sempre trazendo sugestões construtivas e ideias inovadoras para o desenvolvimento da cidade”, pontuou.

O prefeito também lembrou de projetos pelos quais Altemar vinha investindo tempo e recursos. “O legado de Altemar vai muito além do portal Mais Goiás, que ele fundou com tanto zelo e dedicação em outubro de 2013, e suas filiais em cidades goianas e outras capitais. Seu mais recente empreendimento, a rádio Mais Goiás FM, era aposta se seu espírito inovador para trazer novas perspectivas e boas ideias para o jornalismo goiano”, destacou.

Senadores da República, Vanderlan Cardoso (PSD) e Wilder Morais (PL), também manifestaram suas respectivas admirações a Altemar. “Altemar foi um empreendedor visionário, que antecipou a revolução das mídias digitais e deu um grande passo à frente do seu tempo. Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte a família e os amigos neste momento tão difícil”, destacou o candidato a prefeito de Goiânia.

Wilder Morais revelou que sua relação com Altemar era de carinho e bastante próxima. “Altemar foi um dos presentes que a vida me deu. Já nos conhecemos ficando amigos. E assim permanecemos. Admirava sua discrição.

Dono de poderoso veículo de imprensa, o Mais Goiás, valorizava a notícia, não o espalhafato. Sua simplicidade era contagiante. Tratava a todos de igual para igual, em suas relações cotidianas e em seu jornal digital”, pontuou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), foi um dos primeiros a manifestarem-se em relação a Altemar que chamou de “grande comunicador goiano”.

O deputado estadual disse que o empresário “desbravou caminhos para chegar aos lares de nossa gente”. Além da admiração pelo profissional, perdi também um grande amigo”. “Ao seu filho, Enzo Brito, sua esposa, Cintia Teles, parentes e amigos, nossos sentimentos e conforto neste momento de saudade”, destacou.

A Câmara dos Vereadores de Goiânia, presidida pelo vereador Romário Policarpo (PRD), também se solidarizou e lembrou da trajetória de Altemar.

“À frente de seu tempo, Altemar soube como poucos integrar o portal de notícias às redes sociais para divulgar informação com agilidade e qualidade, inspirando outros veículos a fazer o mesmo. Com seu talento, determinação e pioneirismo, construiu um veículo de comunicação com ampla capacidade de dialogar com o público e encaminhar soluções para os problemas enfrentados diariamente pela população”, pontuou.

Ismael Alexandrino (PSD) e Silvye Alves (UB), deputados federais por Goiás foram apenas dois dos vários parlamentares a destacarem o respeito que tinham por Altemar. A jornalista chegou a compartilhar a parceria que ambos tiveram durante o período em que exerceu a tarefa de apresentadora de telejornal.

“Nos despedimos hoje de um radialista nato e entusiasta do jornalismo digital, a exemplo o portal Mais Goiás, um dos maiores do nosso estado. Altemar sempre foi um grande parceiro do Cidade Alerta, agora também do SBT Notícias Goiás, nos passando informações exclusivas, de confiança… Foram muitos furos!!”, pontuou Silvye. 

Ismael destacou que o legado é “imensurável”. “Sua paixão pela comunicação, seu espírito inovador e o empreendedorismo deixam um legado imensurável para a comunicação do nosso Estado. Altemar foi uma importante voz ativa e uma presença marcante, sempre comprometido com a informação de qualidade”, pontuou.

Outros prefeitos de cidades de Goiás e da região metropolitana de Goiânia também manifestaram pesar, como o de Aparecida, Vilmar Mariano (UB) e de Trindade, Marden Jr (UB) usaram as redes sociais para solidarizarem-se com colegas de trabalho e familiares.