Pacto pelo Cerrado e Chapada dos Veadeiros: candidatos da região lançam proposta para proteger bioma

Com a triste situação das queimadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que colocam em risco não só a biodiversidade da savana mais rica do mundo, mas também a segurança hídrica do Brasil, a candidata a prefeita Professora Nislene, de Alto Paraíso-GO (PSB), e o candidato à reeleição Vilmar Kalunga, de Cavalcante-GO (PSB), municípios da região, lançaram, ontem, propostas de ações práticas integradas para preservação e desenvolvimento sustentável do bioma.

A decisão deles ocorre na véspera do Dia Nacional do Cerrado, comemorado hoje. A principal proposta de ambos é a criação de um consórcio intermunicipal para atuar em prol do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros, reconhecida como Patrimônio Mundial Natural.

O objetivo é construir uma rede de apoio e defesa do bioma, integrada e articulada entre governos e sociedade civil, sendo convocadas candidaturas de toda a região a assumir os compromissos apresentados, caso sejam eleitos.

O projeto é de construção coletiva, coordenado pela Quero Você Eleita, startup de inovação política, e tem como propósito garantir o desenvolvimento econômico sustentável do bioma.

Ao mesmo tempo, tem o propósito de prevenir os repetidos casos de queimadas descontroladas, desmatamentos ilegais e expansão desordenada na ocupação do solo.

Com informações do Correio Braziliense