Brasília e Chapada dos Veadeiros encantam operadores de turismo de Colômbia e Chile durante famtour
A arquitetura de Brasília (DF) e as belezas naturais da Chapada dos Veadeiros (GO) deixaram seis operadores de turismo da Colômbia e do Chile encantados.
O grupo participa de uma viagem de familiarização (famtour) nos dois destinos, iniciada no domingo (4) e que segue até esta quinta-feira (8), para conhecer as diversas experiências de natureza e ecoturismo disponíveis nas regiões.
Organizada pela Embratur, em parceria com o Sebrae, a famtour permite que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seus países.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforça que essa é uma das estratégias da Agência para ampliar a conexão com o trade turístico de países da América do Sul.
“Esta semana estivemos no Chile com o presidente Lula e ele reforçou a necessidade de uma maior integração entre os países da América do Sul.
E o turismo é fundamental nesse processo. Inclusive, assinamos um acordo com o Chile para promover ações que irão fortalecer o turismo nos dois países. Quando falamos em aumento da entrada de turistas no país, estamos falando de países que se aproximam”, destaca Freixo.
Em Brasília, três operadores da Colômbia e três do Chile aproveitaram um city tour pelos principais monumentos arquitetônicos da cidade Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e fizeram um passeio de barco pelo Lago Paranoá.
Já na Chapada dos Veadeiros, o grupo viveu experiências de ecoturismo e muita natureza nas cidades de Alto Paraíso e São Jorge, além de conhecer a comunidade Kalunga e seus atrativos naturais.
A operadora chilena Tannia Urbina está impressionada com Brasília e a biodiversidade do bioma Cerrado na Chapada dos Veadeiros. “A região tem muito potencial. Com mais capacitações para o trade turístico dessas localidades, será possível atrair ainda mais turistas internacionais”, afirma a agente de viagem da Expan Tour.
O impacto das viagens de familiarização também refletem no aumento de turistas internacionais no Brasil. Só no primeiro semestre de 2024, 332.728 viajantes chilenos desembarcaram no país, 31,68% a mais que no mesmo período do ano passado (227.317).
A previsão do GlobalData é que 455.917 chilenos entrem no Brasil até o final do ano. Em busca de grandes eventos, 60.551 colombianos também visitaram os destinos brasileiros no primeiro semestre de 2024, 13,46% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado (52.397 turistas).
Salão Nacional do Turismo
Nesta quinta (8), os operadores da Colômbia e do Chile vão para o Rio de Janeiro participar de um grande encontro no Salão Nacional do Turismo.
O evento ocorre entre os dias 8 e 11 de agosto e reúne a maior quantidade de experiências e atrativos turísticos do Brasil apresentados por governos estaduais e municipais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional. São diversos estandes distribuídos numa área de 40 mil m², e a expectativa é que a 8ª edição do salão reúna cerca de 120 mil visitantes no Rio Centro.
A agenda da Embratur no Salão será voltada à internacionalização do evento. A Agência também levará outros 16 operadores internacionais que estão no Brasil em outras duas famtours, totalizando 22 pessoas. Eles participarão de duas rodadas de encontros de relacionamento com 32 DMCs brasileiros e selecionadas pelo Sebrae no espaço Núcleo do Conhecimento, para fomento de negócios e criação de networking.
Os encontros de relacionamento no Salão Nacional do Turismo contarão com 27 atendimentos de 10 minutos cada, totalizando 605 reuniões.
Além dos operadores, cinco jornalistas estrangeiros foram convidados para uma press trip por Florianópolis e Rio de Janeiro e também irão participar do Salão.
Dois jornalistas do Chile e três da Argentina participarão da abertura do evento, farão um passeio pelos estandes onde terão uma apresentação das experiências brasileiras, e ainda vão entrevistar o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Os comunicadores estão no Brasil para conhecer a diversidade cultural brasileira e fortalecer ainda mais a imagem do Brasil como um destino turístico imperdível.
Balanço
O ano de 2023 foi positivo para as viagens de familiarização da Embratur. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro); Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu).
Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções, em outra famtour organizada em parceria com o Sebrae, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.