Criada semana que celebra Cultura dos povos Quilombolas

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou em 29 de julho último, durante evento de entrega de benefícios sociais na cidade de Cavalcante, a criação da Semana de Celebração e de Valorização da Cultura e da História das Comunidades Quilombolas, a ser celebrada anualmente em maio.

Instituída pelo Decreto N° 10.510, de 26 de julho de 2024, a data busca promover e divulgar a cultura, as tradições e as contribuições dessas comunidades à sociedade goiana, incentivar a realização de seminários, palestras, exposições e atividades culturais e outros eventos que celebrem e promovam as heranças culturais quilombolas.

Além disso, a celebração busca combater o preconceito e a discriminação racial e cultural, com a promoção da igualdade dos segmentos sociais e do respeito às diferenças.

A comemoração também abre espaço para contar com didáticas nas instituições de ensino públicas e privadas. Elas poderão incluir em seus calendários escolares atividades educativas que abordem a história e a cultura das comunidades quilombolas.

Governo de Goiás, em colaboração com as comunidades quilombolas, a sociedade civil, as organizações não governamentais e outras entidades interessadas, poderá promover eventos comemorativos e ações de valorização cultural, com a garantia da participação ativa dessas comunidades na organização e na execução das atividades.

Mapeamento

De acordo com o Censo Demográfico 2022, Goiás reúne 30.387 quilombolas. Cavalcante é a terceira cidade com maior proporção de moradores quilombolas no Brasil, chegando a 57%. Em todo o país, eles são 1.327.802.

Em Goiás, os quilombolas têm sido beneficiados com várias políticas públicas implementadas pelo governador Ronaldo Caiado, iniciadas na sua primeira gestão, em 2019.

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds-GO) identificou 82 comunidades em 48 municípios. A iniciativa faz parte de uma série de ações do Goiás Social para identificar, preservar a história, as tradições e as contribuições culturais dos quilombolas goianos.

Depois de fazer o mapeamento e reconhecimento das comunidades no Estado, houve a inclusão dos seus integrantes nos programas Aprendiz do Futuro, voltado para os jovens, e Mães de Goiás, para a primeira infância.

Também foram oferecidos cursos de qualificação, repasse de recursos financeiros para incentivar o empreendedorismo, por meio do crédito social, e distribuição de absorventes, com o Dignidade Menstrual.

Benefícios

Várias comunidades foram beneficiadas com a chegada da energia elétrica e água encanada com tarifa social, distribuição e troca de geladeiras, internet, incentivo a projetos culturais e concursos na Secretaria da Educação (Seduc) para professores quilombolas.

Em 2022 foi criada a Copa Quilombola de Futebol, promovendo o entretenimento e interação entre as comunidades, com a realização já de duas edições.

Em maio de 2022, o Governo de Goiás entregou certificados a 111 presidentes e lideranças de associações quilombolas que concluíram o curso Empreendedorismo Social, realizado em parceria com o Sebrae. Na ocasião, foram investidos R$ 500 mil, via Crédito Social, para fomentar empreendimentos nas comunidades.

O programa Dignidade, que faz o repasse de R$ 300 para pessoas idosas entre 60 e 65 anos, inaugurou a entrega dos primeiros cartões para quilombolas de Cavalcante, contemplando todos aqueles que residem no município e atendem aos critérios exigidos pelo programa.