Chikungunya avança em Goiás; Campos Belos (GO) registra casos

Como nada poderia ser mais ruim do que a pandemia da Covid-19, o Brasil ainda continua a acumular os problemas crônicos e antigos da áreas de saúde sanitária.

Ontem (28), a coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos Belos (GO), Suyanny Silva, informou que o estado de Goiás enfrenta um surto quase que severo de Chikungunya.

Suyanny Silva disse também que o município recebeu o resultado de duas amostras que haviam sido encaminhadas ao Lacen de Goiânia pelo laboratorio de Campos Belos e ambas apresentaram resultado positivo para Chikungunya.

“Além disso, já aguardamos o resultado de mais duas pacientes sintomáticas que foram notificadas e consideradas como suspeitas. Reforço com vocês a necessidade de medidas preventivas como o uso do mosqueteiro e repelentes com frequência”, disse ela.

Procurado, o prefeito Pablo Geovanni confirmou as contaminações e diz que vai providenciar ações para combater também Chikungunya.

O que é Chikungunya?

A febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, o mesmo que transmite a Dengue a Febre Amarela.

 No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014.

Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. 

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas. 

Transmissão

A transmissão do vírus chikungunya (CHIKV) é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti e em ambientes rurais ou selvagens pode ser por Aedes albopictus.

Embora a transmissão direta entre humanos não esteja demonstrada, há de se considerar a possibilidade da transmissão in utero da mãe para o feto.

O período de incubação do vírus é de 4 a 7 dias, e a doença, na maioria dos casos, é auto-limitante. A mortalidade em menores de um ano é de 0,4%, podendo ser mais elevada em indivíduos com patologias associadas.

Com informações da FioCruz

Deixe um comentário