Untitled Post

Nesta segunda e terça-feira (15 e 16 de junho), a Câmara Municipal de Campos Belos votará as contas apresentadas pelo Poder Executivo ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do estado de Goiás, referentes aos anos de 2001,2003,2005,2006,2007 e 2008.

As prestações de contas apresentadas pela prefeitura foram rejeitadas pelo TCM, o que ensejam valores perto de 3 milhões de reais, durante a execução orçamentária daqueles exercícios financeiros.

Segundo a Constituição Federal, a Câmara precisa de 2/3 dos membros da Casa para rejeitar a decisão do plenário do TCM e apenas 1/3 para aceitar o parecer do Tribunal.

Isso significa que dos nove vereadores, seis devem dar seu voto contrário à decisão do TCM e aceitar a prestação de contas do ex-prefeito Aurolino José do Santos (Ninha), referente às suas duas gestões ( 2000/2003 e 2004/2008).

É uma conta difícil de fechar, já que na Câmara há quatro vereadores de oposição ao atual prefeito Sardinha, herdeiro político do ex-prefeito Ninha e alvo das rejeições.

Caso os pareceres do TCM sejam acatados, o ex-prefeito terá que devolver os valores julgados irregulares e poderá ficar inelegível por até 8 anos.

As audiências na Câmara Municipal serão públicas e terão início às 20 h, no plenário da Casa.

Um carro de som, contratado por parlamentares de oposição, passou todo o fim de semana convocando a população a participar das seções que julgarão as contas do ex-prefeito Ninha.

De acordo com o Vereador Jurandir José dos Santos (Juranda), da base de oposição ao Prefeito Sardinha, o ex-prefeito Ninha entrou com uma ação junto ao Poder Judiciário, em sede de liminar, com o objetivo de embargar, por enquanto, a decisão da Câmara.

A decisão liminar dever sair no decorrer desta segunda-feira.

Agora é aguardar os embates das forças políticas do município e as decisões dos Poderes Judiciário e Legislativo local.

Copie aqui o link para ver a lista dos municípios com contas rejeitadas

http://www.jornalopcao.com.br/Contas%20Mensais%20de%20Gestao%20-%20Executivo%20Balancetes%20de%20Prefeitos.pdf

Deixe um comentário