Nota de Pesar: STM lamenta morte do papa Francisco e destaca o caráter humanitário de seu papado

Em Nota, a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, lamentou a morte do papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (21), e destacou o caráter humanitário de seu papado.

Abaixo, leia a íntegra da Nota de Pesar:

“O mundo acordou com a triste notícia da partida do querido Papa Francisco, líder da Igreja Católica, um fiel seguidor de Jesus Cristo.

O Santo Padre, que cotidianamente suscitou palavras amorosas, compassivas, solidárias, fraternas e que bradou incansavelmente pela paz no mundo, nos deixou hoje. Retornou à casa do Pai, porém sua voz de respeito e suas palavras de sabedoria seguirão em nossos corações.

Primeiro pontífice latino-americano e Jesuíta, simples, carismático e exemplo do verdadeiro amor ao próximo, falou pelos mais pobres, marginalizados, vulneráveis e migrantes.

Em sua última e tão simbólica aparição pública, no Domingo de Páscoa, disse “não podemos estacionar o nosso coração nas ilusões deste mundo, nem fechá-lo na tristeza; temos de correr, cheios de alegria. Corramos ao encontro de Jesus, redescubramos a graça inestimável de ser seus amigos. Deixemos que a sua Palavra de vida e verdade ilumine o nosso caminho”.

E encerrou com um convite: “Irmãs, irmãos, na maravilha da fé pascal, trazendo no coração todas as expectativas de paz e libertação, podemos dizer: Convosco, Senhor, tudo é novo. Convosco, tudo recomeça.”

Por certo, o Estado brasileiro é laico, mas  a tristeza pelo luto transcende países e fronteiras.

Que Deus conforte os corações de todos os fiéis católicos, dos admiradores e de todas as pessoas de fé pelo mundo que sofrem a dor dessa imensa perda para a humanidade”.