Alerta: Semad e SES analisam água de Campos Belos (GO) após surto de doença diarreica aguda

A Semad e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estiveram em Campos Belos (GO), nordeste do estado, para investigar um surto de Doença Diarreica Aguda (DDA) que acometeu os moradores da cidade.

As DDAs podem ser causadas por microrganismos infecciosos através, por exemplo, do consumo de água e alimentos contaminados.

Segundo Lorena Nunes, da SES, amostras de água de poços artesianos feitos por moradores apontaram a presença da bactéria Escherichia coli, um indicativo de contaminação fecal.

A principal suspeita é que o lençol freático tenha sido poluído por fossas irregulares, que são buracos feitos no solo, sem nenhum tipo de cuidado, para depositar fezes e outros tipos de dejetos.

O esgoto doméstico não tratado, tanto por meio de fossas irregulares quanto pelo lançamento a céu aberto, contamina a água e representa um sério risco à saúde pública.

Sendo assim, é fundamental que todos os efluentes residenciais sejam devidamente conectados à rede de coleta de esgoto para evitar a contaminação do lençol freático que, por vezes, também pode ser contaminado por lixões irregulares.

A conexão correta garante que os resíduos sejam tratados de maneira apropriada antes de serem descartados.

Após a fiscalização em Campos Belos, foi realizada uma reunião entre a Semad, SES, o prefeito de Campos Belos de Goiás, Pablo Geovanni, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, o Ministério Público (MP) e a Saneago.

A Semad e a SES continuam investigando as causas do surto na cidade. Isso é importante para que a cadeia de transmissão seja identificada e bloqueada o quanto antes.

Outorga

A Semad ressalta a necessidade de regularização dos poços artesianos. Todos os poços devem ter Outorga, que é a autorização que garante o uso da água de forma correta e segura.

A secretaria enfatiza ainda que a regularização deve ser realizada por todos os proprietários de poços artesianos.

A solicitação de outorga deve ser feita pelo sistema Web Outorga, disponível no site da Semad.

O que fazer para a diarreia parar?

O tratamento da diarreia depende da causa dela. Nas virais, o tratamento é geralmente sintomático, com uso de medicações para aliviar os sintomas e prevenir a desidratação. Se a doença for causada por uma infecção bacteriana, pode ser necessário o uso de antibióticos.

Como a diarreia pode gerar desidratação, é importante beber muito líquido, como água, soro caseiro ou bebidas esportivas. Uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos gordurosos e picantes e privilegiando alimentos ricos em amido, como arroz branco e pão branco, ajuda a controlar os sintomas.

Alguns estudos sugerem que probióticos podem ajudar a prevenir ou tratar a diarreia, em especial em crianças, porque funcionam ao equilibrar a flora intestinal e evitar a proliferação de bactérias ruins. No entanto, o tratamento deve ser avaliado e recomendado por médicos.

Como prevenir a doença?

A diarreia pode ser prevenida com medidas básicas de higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer ou preparar alimentos, evitar compartilhar utensílios com outras pessoas e cozinhar alimentos completamente.

Uma dieta equilibrada, sem o consumo excessivo de café e álcool, também pode ajudar a prevenir a diarreia.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido podem prevenir a doença tomando probióticos e evitando o contato com pessoas doentes.

Em caso de viagem para áreas de risco, é importante não consumir alimentos crus ou mal cozidos, como frutas e verduras não descascadas, carnes malpassadas ou leite não pasteurizado, bem como beber sempre água filtrada ou fervida.