Goiás Cidade Musical oferece apresentação interativa de música e artes visuais

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Rádio Nova Fogaréu FM promovem mais uma edição do projeto Goiás Cidade Musical, que acontece na lua cheia do dia 20 de julho, sábado, na cidade de Goiás.

A programação começa às 17h com os Diálogos Musicais, na Associação Mulheres Coralinas, com participação de artistas mirins, e às 21h30, no Instituto Biapó, com uma apresentação interativa de música e artes visuais, que recebe curadoria de Andréa Luísa Teixeira.

A pianista Luciana Hamond irá apresentar suas composições, enquanto o artista visual Sandro Tôrres produzirá, ao vivo, uma tela, de acordo com as sensações despertadas pela música.

Para encerrar a noite, inicia-se às 23h a concentração no Largo do Rosário do projeto “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, com curadoria de Marlene Vellasco. A caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial será feita ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.

Natural do Rio de Janeiro, Luciana Hamond é pianista, compositora, pesquisadora e professora de piano dos cursos de Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Completou o doutorado em Educação Musical pela University College London (UCL), Institute of Education, em Londres, tendo recebido uma bolsa de doutorado pleno no exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o tema Feedback mediado por tecnologia em aulas de piano de ensino superior.

Realizou seu pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em colaboração com a Dra. Anna Rita Addessi, da Universidade de Bolonha (Itália), utilizando a tecnologia MIROR para improvisação ao piano.

Como intérprete e produtora fonográfica, lançou seu primeiro CD com obras do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes em 2010, disponibilizando as gravações nas plataformas de streaming em 2019.

Em 2016, Luciana começou a desenvolver um processo de composição baseado em improvisações ao piano, que, junto com as produções dos anos de 2018 e 2020, constituem as três fases composicionais da pianista. Todas as composições foram improvisações realizadas ao piano, gravadas e depois transcritas.

O propósito dessas improvisações foi transformar os momentos de desafio – o doutorado, o autoconhecimento e a pandemia – em criatividade por meio de sua música.

Em 2023, lançou seu primeiro single, “Doação – Donation”, composta em Cuiabá e disponível em plataformas de streaming. Em 2024, lançou seu segundo single “Medo – Fear”, inspirada nas cinco primeiras notas da obra Apocalipse de Solentiname, do compositor Gilberto Mendes.

Atualmente, Luciana é coordenadora do Curso de Graduação em Licenciatura em Música e também lidera o grupo de pesquisa Piano e Tecnologia (PIANOTEC), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Idealizou e coordenou os projetos de extensão Piano em Foco e Trilhas para Vídeos, primeira parceria entre os cursos de música e de cinema da Universidade Federal do Mato Grosso.