Marina diz que lei que permite uso de 80% do Cerrado é ‘incompatível com a lei da natureza’
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse nesta quarta-feira que a legislação que permite o uso de 80% do Cerrado está em desacordo com a lei da natureza, apontando que o desmatamento do bioma já está gerando consequências que levam a perdas econômicas no agronegócio, amplamente presente na região.
“Nós temos uma legislação que diz que pode usar até 80% do bioma Cerrado, mas ele já está demonstrando que a lei não está em conformidade com a lei da natureza, porque nós já temos uma baixa do lençol freático, nós já temos uma baixa e uma redução dos principais rios na ordem de uma diminuição de 19 mil metros cúbicos por segundo, o que é muito significativo, um retardo de quase um mês no processo de chuvas prejudicando a safrinha”, disse Marina em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, do CanalGov.
“Nós já temos ali uma situação de perda econômica significativa em relação a desmatamento agravado pela mudança do clima e escassez hídrica”, acrescentou.
Em meio ao aumento recente no desmatamento do Cerrado, Marina disse que são necessárias medidas para frear o avanço da perda de vegetação neste bioma, para assegurar a produtividade na área de alimentos no Brasil.