Detento da Unidade Penal de Arraias (TO) conquista vaga na UFT

Faltando aproximadamente 2 anos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto, o custodiado A.A.R.S da Unidade Penal de Arraias (TO) teve essa realidade transformada por meio da educação, sendo encaminhado para a prisão domiciliar ao ser aprovado para cursar pedagogia na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 720 pontos na redação.  

Para o calouro da UFT, essa é a ocasião de retomar algo que foi interrompido no passado por uma escolha errada. “Me sinto maravilhado por essa oportunidade que é para poucos, ainda mais estando preso.

Meu sentimento é totalmente de alegria e ainda alimento o sonho de ingressar no curso de Direito e vou aproveitar esse momento que me foi dado para mudar assim que for possível”, comemora.

O chefe da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, reforça que a unidade há algum tempo se tornou referência em educação prisional.

“A qualidade do ensino ofertado, atrelada a disciplina no ambiente penal fez com que os reeducandos despertassem para se dedicar aos estudos.

Com esse reeducando, já somam quatro que cursam nível superior e isso também mostra que o Juiz da Comarca entende que a educação é sem dúvida um dos vieses de oportunidade de reinserção social do apenado à sociedade, possibilitando a substituição da pena privativa de liberdade pela domiciliar”, constata.

A coordenadora pedagógica da Unidade Penal, Claudinéa Campos Figuerêdo, também fala sobre mais esse trabalho que a equipe vem desenvolvendo.

“Consideramos esse resultado fruto do trabalho das parcerias entre a Escola mãe, equipe da Unidade Penal e Seciju, todos que estão envolvidos nessa relação entendem a importância do processo de aprendizagem para valorização da pessoa humana na sua integralidade e isso, juntamente com o esforço do aluno, gera resultados positivos como esse”, destaca a coordenadora.

Fonte: Governo do Tocantins

Entre no grupo de Whatsapp e receba notícias das informações mais relevantes do dia na nossa região. Clique Aqui!

Deixe um comentário