Projeto-piloto levará a Aurora do Tocantins (TO) e Lavandeira (TO) ações voltadas ao desenvolvimento turístico
Em reunião realizada na última quarta-feira (18), o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, acompanhado da equipe da Superintendência de Turismo apresentou o projeto Avança Turismo.
A ideia é reunir o Poder Executivo estadual e instituições privadas para oferecer orientações técnicas e capacitações voltadas a geração de renda por meio da atividade turística planejada.
Participaram presencialmente do encontro, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Fomento, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-TO), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-TO), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-TO), Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur) e ainda a Universidade Federal do Tocantins (UFT-Campus Arraias), de forma virtual.
O presidente Jairo Mariano explicou que o projeto será levado primeiramente a Aurora do Tocantins, a 530 km de Palmas, e à vizinha Lavandeira, em função de sua localização estratégica, na Região Turística das Serras Gerais, quantidade de atrativos e demanda local.
“Queremos inserir o projeto no orçamento de 2022, alcançando os municípios com vocação turística”, explicou, ressaltando que as cidades próximas serão indiretamente beneficiadas.
Por meio da atuação direta da Adetuc, os empreendedores locais serão beneficiados com a inventariação turística, orientações técnicas voltadas a formalização das empresas, inserção no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), desenvolvimento de produtos associados ao turismo, orientação jurídica e sobre os protocolos de prevenção à Covid-19.
As entidades parceiras participarão com orientações sobre linhas de financiamento, procedimentos de licenciamento ambiental, capacitações profissionais, fortalecimento da produção agropecuária associada ao turismo.
A ação está prevista para o mês de setembro.
Repercussão
A proposta foi bem recebida pelos representantes de Pastas e entidades presentes ao encontro, garantindo a realização da ação em Aurora do Tocantins e sua sequência em outras localidades.
Renato Jaime, presidente do Naturatins, ressaltou que a regularização dos atrativos naturais é fundamental para o fortalecimento do turismo regional. “Nossa equipe está à disposição para orientar gestores e empresários”, disse.
Fernanda Castro, representando a Assegtur, lembrou do trabalho realizado pelo Sebrae na região das Serras Gerais, onde há pelo menos dez municípios com atrativos naturais e atividades tradicionais. “O turismo está sendo a salvação de pessoas muito simples, esses empreendedores precisam de orientação ”, pontuou.
Jorge Lins, diretor de Operações da Agência de Fomento comemorou a iniciativa, já que localizar os pequenos empresários poderá garantir a liberação de linhas de crédito do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). “Já foram liberados R$ 3,7 milhões e ainda dispomos de R$ 7 milhões”, revelou.
Em nome da Seagro, a analista de Turismo Francine Seixas pontuou que uma das demandas da pasta é o fortalecimento do agroturismo, que tem forte potencial no Estado. Ressaltou ainda que agricultores familiares e empresas da região poderão se beneficiar com esta ação.
Os presidentes da Abrasel-TO e da Abav-TO, respectivamente Ana Paula Setti e Marcelo Perim também abraçaram a proposta e sugeriram a realização de um famtour técnico para a região. Perim também ressaltou a importância da 48ª Abav Expo & Collab, que ocorrerá em setembro, para a visibilidades das regiões turísticas.
A coordenadora de Operações com o Mercado do Senac-TO, Lúcia Córdula também colocou a entidade a disposição para a realização de cursos de qualificação profissional.
Da mesma forma, Alex Veras Dias, coordenador em Turismo Sustentável do Sebrae-TO, confirmou a parceria e o foco no desenvolvimento de toda a cadeia turística, sendo uma das demandas da região das Serras Gerais o trabalho com a gastronomia local e a geração de um banco de oportunidades.
Fonte: Governo do Tocantins