Artigo: O que é uma pandemia e porque são necessários o isolamento social e a quarentena?
Segundo o dicionário, pandemia significa enfermidade epidêmica amplamente disseminada.
É importante destacar que ao ser declarada uma pandemia, isso deve ser levado a sério.
Dessa forma, os órgãos de saúde orientam os melhores cuidados a serem seguidos e, quando estes são acatados pela população, torna-se possível enfrentar a situação e passar por ela sem grandes prejuízos.
Frente a esse cenário, temos dois grupos de população: os que seguem as orientações e os que não seguem.
Há quem diga que a COVID-19 levará muito mais pessoas à morte e há quem ache que não. Mas, em momentos assim, não seguir as recomendações pode custar a vida de pessoas ao nosso redor.
Vários países anunciaram a quarentena como uma medida de prevenção para conter a disseminação da COVID-19 — países estes de primeiro mundo e bem estruturados.
E você sabe o que significa quarentena? Ela diz respeito ao período de isolamento para que seja reduzida a transmissão de uma doença.
Mas quando a quarentena é recomendada?
Testemunhamos países de primeiro mundo que mesmo em quarentena sofreram muitas perdas. Ser otimista é ótimo, precisamos disso, mas não podemos cair na ilusão de que vamos passar por isso sem nenhum prejuízo.
Se não seguirmos as recomendações dos órgãos de saúde, teremos muitas dificuldades para controlar esta situação.
Autores:
Cristiano Caveião é coordenador do curso de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso do Centro Universitário Internacional Uninter.
Fabiana da Silva Prestes é professora do curso de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso do Centro Universitário Internacional Uninter.