Brasília recebe prefeitos e prefeitas dos municípios brasileiros
- On:
- 0 comentário
Desde ontem (28), Brasília recebe mais de três mil prefeitos e prefeitas eleitos ou reeleitos em outubro passado.
O encontro está sendo realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e acontece até amanhã, 30 de janeiro.
Este blogueiro foi ao Centro de Convenções acompanhar o encontro, mas não conseguiu conversar com nenhum prefeito de cidades do nordeste de Goiás.
Como há um “mar de prefeitos”, na quarta-feira creio que consigo “bater um papo” com alguns dos representantes da região ou do sudeste do Tocantins e saber quais as prioridades de suas cidades e o que eles pretendem levar do governo federal.
O encontro é organizado pelo Governo Federal e tem o objetivo de subsidiar os gestores municipais de informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar ou a dar continuidade à gestão local.
O encontro tem foco no desenvolvimento sustentável, porém está dividido em quatro eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento urbano-ambiental e participação social e cidadania.
Onze ministérios do governo federal montaram salas de atendimento para receber os prefeitos.
O prefeito que souber apresentar projetos interessantes, viáveis e em sintonia com as ações do governo federal pode sair de Brasília com o bolso cheio de verba para sua cidade.
Presença de Dilma Rousself
Ontem, a presidente Dilma Rousself fez a abertura oficial. “Queremos que vocês se apropriem de todas as informações que o governo federal pode colaborar para seu município”, afirmou a presidente ao discursar na cerimônia.
Ao tratar da área da saúde, Dilma Rousseff ressaltou a abertura de seleção para financiar a ampliação de 5.629 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para a construção de mais 1.253 novas unidades.
“Além disso, nós vamos investir R$ 1,2 bilhão para melhorar os equipamentos destes postos de saúde, porque isso permitirá um melhor atendimento para a população e diminuirá, também, a pressão sobre os hospitais”, explicou a presidenta.
Outro ponto abordado em seu discurso foi o repasse de R$ 12 bilhões para investimentos em saneamento, principalmente em municípios com menos de 50 mil habitantes.
A presidenta mobilizou os prefeitos presentes na cerimônia a assumirem o compromisso de oferecer atendimento digno à saúde de todos os brasileiros e brasileiras.
Para isso, solicitou que os estados invistam em equipamentos, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais.
Ela ressaltou ter conhecimento da ausência de médicos e outros profissionais de saúde, mas enfatizou que as providências para resolver este problema já estão sendo tomadas.
“Eu quero assegurar aos senhores que o meu governo não vai se furtar a dialogar com os senhores. É um diálogo complexo, que é a fixação de médicos no interior do nosso país e nas periferias das grandes cidades”, assegurou a presidenta.
Com informações do Blog Ministério da Saúde