Empresa São José do Tocantins responde reivindicações de “Movimento”



A empresa São José do Tocantins rebateu item por item todas as reivindicações do “Movimento Fora São José!”. Lei abaixo a íntegra da resposta: 


“Sintetizamos
as perguntas e respostas de forma a dar resposta homogênea a todos os
questionamentos e reclamações:
01 – Quanto aos ônibus – quebras, reivindicação
de ônibus novos e em número suficiente para que os passageiros possam viajar
com segurança e conforto, colocação de  ônibus extra automaticamente para que nenhum
passageiro deixe de viajar. Ônibus com melhores condições de higiene e
fornecimento gratuito de água:


As quebras ocorridas nos ônibus não
são por falta de vistoria e manutenção, mas em função das condições das
estradas. 


O próprio blog postado com o título Rodovia
GO-118: pedimos informações ao Secretário da Casa Civil, Vilmar Rocha
,
demonstrou através de fotos as  condições
das estradas por onde desenvolve o itinerário da linha, fazendo destaque para a
GO-118, no trecho de 120 km,
entre Teresina e Campos Belos “…que mais parece um queijo suíço, de tantos
buracos e crateras…”.  E esse não é o único trecho em condições
precárias.

Para realizar os dois horários
está disponibilizado até 6 ônibus com ar condicionado e sanitário e existe 2
reservas emergenciais com sanitário, mas sem ar condicionado.   
O fato ocorrido que está sendo
muito explorado, relativo ao dia 08/01, , o que aconteceu foi que o ônibus que
saiu de Goiânia e que iria retornar de extra, chegou em Campos Belos com a
suspensão quebrada, em decorrência das condições das estradas e acabou sendo
preciso colocar um ônibus mais simples para voltar, para não atrasar o horário
previsto, mas nem realizou a viagem, outro ônibus que tinha saído de Goiânia às
12:00h chegou e realizou o horário.  
Vale esclarecer que o cadastro das
linhas junto à ANTT não exige a utilização de ônibus semi-leito ou executivo
(ar, água, etc), pois ambas são serviços convencionais

Apesar disso, a empresa utiliza esse tipo de veículo para oferecer maior
comodidade aos usuários, sem cobrar tarifa adicional (existe coeficiente diferente
para esses  serviços).
O preço praticado pela empresa está
de acordo com os coeficientes autorizados pela ANTT, de acordo com o cadastro
km da linha, se outras empresas estão cobrando preços mais baratos em outras
cidades é porque estão fazendo promoção, em função de situação específica, como
por exemplo, lugares sobrando de ônibus em trânsito.   
Os fatos mencionados nas postagens
de problema com excesso de bagagens e quebra de ônibus ocorreram no
final/inicio de ano, em período de festas natalinas e férias, em que ocorre um
aumento muito grande de demanda. 

Entre Goiânia/Taguatinga praticamente quintuplica
(5x) o número de usuários/horário (de 30 para 150).
Em relação à água, não entendemos o pedido porque
já é colocado água para os passageiros, embora para o serviço convencional não
seja obrigatório (serviço executivo é mais caro).   
O que aconteceu com o banheiro com cheiro de
produto muito forte, foi na verdade excesso de zelo e um fato isolado, porque
duas pessoas colocaram produto no banheiro. 

Infelizmente algumas pessoas
possuem maior sensibilidade ao produto e quanto à limpeza dos sanitários e dos
ônibus em geral já houve uma nova orientação aos lavadores. 
Quanto aos bagageiros, o
transporte de mercadorias nos bagageiros dos ônibus é autorizado pelo
Regulamento e a empresa disponibiliza espaço para as bagagens dos passageiros,
mas acontece nesses períodos atípicos que as bagagens dos passageiros aumentam,
pois muitos vêm à Goiânia fazer compras, e os bagageiros ficam lotados. 

O que a
empresa faz nesses casos é retirar mercadorias para colocar as bagagens
pessoais.  
Embora possa parecer simples
aumentar um horário ou mais de acordo com a demanda, obviamente é preciso
considerar que não se trata apenas de “vender a passagem”, mas precisa do
equipamento adequado (ônibus)  e do
operador (motorista) para conduzi-lo.
Nenhuma empresa possui um ônibus
reserva para cada ônibus efetivo da linha parado apenas aguardando para
reforçar determinada linha, o que acontece em períodos atípicos, por isso não é
tão simples deixar disponível ônibus com motorista descansado para realizar uma
possível viagem de longa distância à qualquer momento.
Pela experiência adquirida ao
longo dos anos, a empresa faz uma previsão de extras e tem se esforçado em
atender a demanda nesses períodos, que é muito variável e acontece de ser
necessário colocar ônibus que embora sejam cadastrados e aprovados pela ANTT
não oferecem o mesmo conforto daqueles que operam os horários efetivos durante
todo o ano, ou então, deixar de atender. 

Nós triplicamos a operação no lugar de
1 mandamos 3 ônibus, não há como manter a mesma qualidade de ônibus.
É bom que se diga que muitas alterações estão por
acontecer porque a ANTT, através do Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual e
Internacional de Passageiros – ProPass Brasil, também irá realizar
reestruturação
dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de
passageiros. 

O Edital está pronto e aprovado.
Como pode ser constatado na
internet (link abaixo)  a previsão desse
novo sistema  é que a  reserva vai ser de apenas 10%, vai reduzir
muito a possibilidade de realização de extras. 

Não mais existirão pequenas
empresas regionais, só empresas nacionais. As linhas interestaduais da região
de Campos Belos para Goiânia estão inseridas em um grande lote da
Belém-Brasília – g
rupo 6, veja no link: http://propass.antt.gov.br/upd_blob/0001/1401.pdf
O relatório da Audiência Pública nº 120/2011, aprovado pela Diretoria
da ANTT, está disponível para consulta no link http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/6358/120_2011.html.
Para saber mais sobre a licitação dos serviços
interestaduais operados por ônibus do tipo rodoviário acesse o link do
transporte
 interestadual rodoviário do hotsite do ProPass, no link
http://propass.antt.gov.br/
2)     
Quanto ao programa online, para que o passageiro escolha a
poltrona e sistema na internet para a compra de passagens, através do uso de cartão.
NÃO TEM
PREVISÃO LEGAL. Para efeito de comparação entre serviços
prestados por outras operadoras é preciso levar em consideração a quantidade de
linhas e serviços ofertados por cada uma. No nosso caso, o nosso volume de
linhas é muito pequeno e não justificou maiores investimentos.  
Algumas mudanças e adaptações que estavam em estudo pela
empresa ficaram inviabilizadas, haja vista o 
processo de licitação em andamento, o próprio Governo criou um impasse,
de modo que não temos previsão para atender ao pedido de implantação de sistema
on line para venda de passagens.   
Embora a tecnologia esteja avançada, esse tipo de site não é  simples como um abrir um blog. 

É necessária a
implantação de um software complexo, com autorização do órgão gestor,
homologação da Receita Federal, estadual, etc..
Quanto à escolha de poltronas, na linha Goiânia/Taguatinga existe
uma particularidade, que é a quantidade de cidades ao longo do seu itinerário,
ao todo, na volta,  são 8 (oito) agências
que vendem passagens: Taguatinga, Novo Alegre, Combinado, Aurora, Campos Belos,
Monte Alegre, Alto Paraíso, Terezina, além das agências de Goiânia e Anápolis,
mas embora sejam muitas agências e apenas a agência de Campos Belos não ser
terceirizada, elas não tem volume e nem infra-estrutura que justifique e
permita a implantação de um sistema online entre elas (tem agências que vendem
2 passagens por dia), para a reserva de poltronas,  mesmo porque um “sistema” não é apenas colocar
um computador, conforme comentado acima.
A cota de poltronas para cada agência foi a melhor forma de
atender a todas as cidades. 

Essa cota é alterada, de acordo com a demanda. O
número maior de cotas é em
Campos Belos
, que também atende as outras agências, que negociam
entre si por telefone e fazem troca de poltronas quando o passageiro queira
determinada poltrona que pertença à outra cidade.
Abrimos aqui um parênteses a respeito do comentário quanto à
simplicidade do guichê de venda de passagens no Terminal Rodoviário de Goiânia,
não foi possível compreender, porque os guichês do referido terminal são todos
padronizados pela administração do referido terminal e inclusive há um estudo
em andamento para a adequação de todos eles para melhor atendimento de pessoas
com acessibilidade.  


3)     
Que sejam colocados dois motoristas para viagem
Embora não
haja excesso na jornada dos motoristas, pois trabalham dois dias e descansam 2,
estamos estudando juntamente com os motoristas, uma nova escala para
implantação, de acordo com a nova legislação.
4)     
Que os guichês também apresentem a opção de pagamento com
cartão de crédito e débito.
Foi enviado o assunto para análise do Departamento
Financeiro. NÃO TEM PREVISÃO LEGAL. Existe a possibilidade
de atendimento para as agências maiores. Precisa consultar funcionamento desse
sistema e estudar viabilidade para implantação nas agências, mesmo aquelas com
atendimento por agentes comissionários.


5)     
Quanto às paradas na garagem da empresa em Anápolis
Foi determinada fiscalização desse
procedimento e adoção de novas alternativas.
6)     
Que a linha de São Domingos e Cavalcante sejam feitas com
ônibus com banheiro e ar condicionado, possibilitando aos mesmos viajarem com
os vidros fechados.  
NÃO TEM
PREVISÃO LEGAL. Ambas as linhas são intermunicipais, com cadastro na Agência
Goiana de Regulação e além de não ser obrigatória a colocação de ar
condicionado/sanitários nos ônibus, sua utilização é totalmente inviável em
percursos de estrada de chão.
Importante
ressaltar que embora não se tenha o reconhecimento do esforço para continuar a
prestar os serviços que são oferecidos na região, outras empresas que operavam
na cidade se anteciparam às licitações previstas e por não suportaram a
situação, simplesmente abandonaram as linhas.

Também
informamos que existe projeto de licitação para as linhas de todo Estado de Goiás.
Como pode ser verificado, a Agência Goiana de Regulação está promovendo
consulta pública para receber contribuições da sociedade a respeito do edital
de licitação do transporte intermunicipal de passageiros de Goiás: 

http://www.agr.go.gov.br/post/ver/149873/consulta-publica-edital-trip-go

 

Já foi publicado o modelo do edital, que prevê a
licitação de 218 linhas divididas em 7 lotes, que correspondem a 7 eixos
estruturais. Inclusive a mesma está acolhendo contribuições de todos que
queiram colaborar no processo, podendo acessar a minuta do edital e seus anexos
no site da AGR (www.agr.go.gov.br) e enviar suas críticas e sugestões para o
e-mail consultaeditaltrip@agr.go.gov.br,
 cujo prazo foi prorrogado para o qual
estava previsto e
termina no dia 21 de fevereiro/2013.

 

EM SINTESE, OS FATOS OCORRERAM EM FUNÇÃO DA ESTRADA
IMPRATICÁVEL, DEMANDA ATÍPICA DE PASSAGEIROS NAS FÉRIAS DE VIRADA DE ANO.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO MOMENTO NÃO SE
JUSTIFICAM, POIS TODO O SISTEMA (REDE DE LINHAS) E EMPRESAS SERÃO MUDADOS, OS
DOIS SISTEMAS (INTERESTADUAL E INTERMUNICIPAL) ESTÃO SENDO LICITADOS (EM CONCORRÊNCIA PÚBLICA).
Respeitamos o direito de expressão. 

Todas as
sugestões dos usuários que nos chegam são bem-vindas e repassadas aos devidos
departamentos e, na medida do possível serão atendidas.  

As reclamações e críticas, se forem
ponderadas e construtivas também são bem vindas, no entanto, nesse caso,  alguns comentários não foram objetivos e
aparentemente alguns deles foram postados de forma genérica, com o fim de gerar
polêmica, acusar e instigar, sem levar em consideração os fatos atípicos, o
esforço e o histórico da empresa.” 

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