Pós-pandemia: Banco Central, Tesouro, Receita, PRF; Veja os concursos federais que podem sair em 2021
O prazo para os órgãos do Poder Executivo Federal encaminharem ao Ministério da Economia os pedidos de novos concursos federais terminou no dia 31 de maio, domingo passado.
Vários órgãos fizeram a solicitação, mas ainda há pedidos que tramitam desde o ano passado e casos de instituições que têm autonomia administrativa e não precisam esperar pelo aval do ministério, como a DPU.
O número de vagas ofertadas nos concursos não pode passar do previsto na Lei Orçamentária Anual de 2020, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro.
Veja lista de órgãos que confirmaram pedidos de concurso:
Concurso Tesouro Nacional
Foram solicitadas a abertura de 120 vagas de nível superior para o cargo de auditor federal (antigo analista de controle e finanças – AFC).
Concurso Polícia Rodoviária Federal
Pedido para 2,6 mil vagas para cargos de níveis médio e superior. Oportunidades para policial e agente administrativo.
Concurso Controladoria-Geral da União
Quantitativo de vagas ainda não revelado. Porém, as oportunidades serão para técnico federal de finanças e controle, de nível médio, e auditor federal de finanças e controle, de nível superior.
Concurso Banco Central
Número de vagas e os cargos a serem contemplados na solicitação não foram revelados.
Concurso Receita Federal
Manteve pedido de concurso feito em 2019 com 3.314 vagas nos níveis médio e superior.
As demais chances 1.161 vagas foram solicitadas para atuação na Secretaria de Fazenda para os cargos de assistente-técnico administrativo com 904 vagas, e 257 para analista, funções de níveis médio e superior, respectivamente.
Concurso Ibama
Cerca de 2 mil vagas foram ofertadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em novo concurso, como aconteceu no último pedido.
Concurso Funai
Foram solicitadas 826 vagas para ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão ao qual a Funai é vinculada, para cargos de nos níveis médio e superior. A previsão é que o edital seja publicado até o primeiro semestre do ano que vem.
Dica deste blogueiro
Além dos órgãos citados também encaminharam solicitação ao Ministério da Economia, o Inca (vagas ainda não divulgadas); CMV (115 vagas), PF (previsão de 3 mil vagas), DPU (sem número de vagas), MPU (sem número de vagas), esses dois últimos não precisam esperar autorização do Ministério da Economia para realizarem novos concursos.
Como o prazo para envio de pedidos ao Ministério da Economia acabou recentemente, muitos outros órgãos devem anunciar as solicitações nos próximos dias.
Veja também: Concurso Polícia Penal: Edital autorizado com 2.420 vagas para nível médio e salário de R$ 4 mil