Mudança em traçado da BR-010 frustra moradores de Cavalcante (GO)
Em Cavalcante, no Nordeste Goiano, a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de mudar o traçado de uma rodovia aguardada há mais de 50 anos preocupa a comunidade local.
Em março deste ano, o órgão anunciou o início do processo licitatório para a contratação e elaboração do projeto básico e executivo de engenharia para implantar e pavimentar o trecho da BR-010 que liga Goiás ao Tocantins.
O motivo do descontentamento é que a nova rodovia, que antes beneficiaria o município, contribuindo para que ele saia do isolamento econômico e social, agora vai passar a quilômetros de distância.
“Ninguém esperava por isso. Temos nessa região o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), precisamos de ajuda para atrair desenvolvimento.
Prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva (PSDB) disse ao POPULAR que a notícia da alteração do traçado do trecho da BR-010 jogou um balde de água fria na expectativa de toda a comunidade. “Era um sonho porque iria tirar Cavalcante do isolamento.
Só pode ter interesse político nisso.” Segundo ele foram várias reuniões com representantes do Dnit para mostrar a importância da preservação do traçado original.
A Associação do Quilombo Kalunga (AQK) que representa os moradores do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, também reagiu à notícia da mudança.
“Estamos no isolamento há mais de 300 anos. Precisamos de estrada para ter acesso ao desenvolvimento”, afirma a vice-presidente da AQK, Domingas Natália.
Com 1.959 quilômetros de extensão, a BR-010 começa em Brasília (DF) e vai até Belém (PA) passando por Goiás, Tocantins, Maranhão e vários municípios do Pará.
Houve um momento no início dos anos 2000 que o Dnit e o governo do Tocantins se uniram para tocar um trecho de 310 km, mas como irregularidades foram encontradas por órgãos fiscalizadores, as obras foram paralisadas.
De Brasília a Cavalcante, um trecho de aproximadamente 330 km, a BR-010, que sobrepõe a GO-118, está em boas condições, com pavimentação asfáltica.
Na nova concepção a rodovia continua no curso da GO-118 que vai até Campos Belos, mas depois de Teresina, segue à esquerda após a ponte do Rio Paranã, cortando parte do território calunga em Monte Alegre de Goiás. Depois continua pela TO-50 entre Arraias e Paranã, ambas no Tocantins.
Fonte: O Popular