Arraias (TO): Centro de Referência à mulher e Delegacia especializada de Arraias realizam blitz educativas, palestras e orientações
- On:
- 0 comentário
Em alusão ao mês da Mulher, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) de Arraias, ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), está desenvolvendo uma série de ações em parceria com a 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) no município.
Desde o início do mês, estão sendo realizadas blitz educativas, palestras, rodas de conversas e orientações.
A psicopedagoga e coordenadora do CRAM de Arraias explica a importância de promover essas ações em Arraias e também outros municípios da região.
“O objetivo é fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, por isso unimos forças em prol da proteção às mulheres em situação de violência. Todas as ações executadas, além de trazer sensibilização e orientações, reforçam a importância da mulher seja na família ou na sociedade e a necessidade de respeito, igualdade e atenção às violações constantemente sofridas”, frisou.
“As ações foram realizadas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que aproveitamos para conscientizá-las dos principais canais de denúncia em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
A parceria com o CRAM é de suma importância, pois todas as ações só se completam com a participação dos diversos atores da Rede de Proteção, uma vez que todo engajamento é essencial para o combate à violência contra à mulher”, destacou a delegada titular da DEAMV, Vanusa Regina de Carvalho.
Cronograma
As primeiras ações realizadas foram blitz educativas, palestras e orientações nas cidades de Arraias e Combinado – TO. Já nesta quarta-feira, 16, será realizada em Paranã-TO, uma roda de conversa em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Municípío, além de uma entrevista na rádio local para divulgação da temática “combate à violência contra a mulher”.
Na quinta, 17, o CRAM levará palestras dentro da mesma temática para o município de Conceição do Tocantins, em parceria com a Delegacia de Polícia Civil.
No dia 22 de março haverá ainda uma ação realizada no Colégio Militar, em parceria com a PM e, para finalizar o ciclo de ações do mês, no dia 23 de março, a equipe vai à Campos Belos-GO para ministrar uma palestra sobre empoderamento feminino no combate à violência doméstica e familiar.
O que é faz o CRAM?
Os Centros de Referência de Atendimento às Mulheres prestam acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência (violência doméstica e familiar contra a mulher – sexual, patrimonial, moral, física, psicológica; tráfico de mulheres, assédio sexual; assédio moral; entre outros).
Mulheres em situação de violência podem recorrer ainda à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), à Vara Especial da Mulher, à Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher, à Defensoria Pública do Estado (DPE), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), entre outros órgãos de proteção.