Governo Federal lança “Viva Mais Cidadania” e mobiliza quilombolas da comunidade Kalunga
O programa Viva Mais Cidadania chegou a Goiás para promover a formação política em Direitos Humanos e escuta qualificada sobre as principais barreiras que dificultam o envelhecimento digno das pessoas idosas do maior território quilombola do país.
O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), Alexandre da Silva, fez lançamento da iniciativa na última quarta-feira (29), no município de Cavalcante (GO), onde fica a comunidade Kalunga.
A equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania esteve no local para visitar os quilombolas do Engenho II.
Na ocasião, Alexandre da Silva realizou uma roda de conversa com pessoas idosas do território, para ouvir as principais demandas e promover a mobilização da comunidade para recepcionar a política pública do governo federal. Entre outras coisas, o Viva Mais Cidadania visa garantir o acesso à saúde, previdência e assistência social, entre outros direitos.
Mais de 40 pessoas participaram do evento, dentre elas pessoas idosas da comunidade Kalunga, lideranças locais e representantes da Associação Quilombola Kalunga.
Elas falaram das expectativas em relação ao programa lançado pelo ministério e compartilharam alguns desafios enfrentados no acesso a políticas de seguridade social. Na ocasião, o secretário convocou as pessoas idosas a participarem das próximas etapas do Viva Mais Cidadania.
Sobre a escolha do município para lançar a iniciativa, Alexandre da Silva explicou que a decisão levou em conta o fato de Cavalcante abrigar a maior comunidade quilombola do país e reforçou a importância de ouvir as pessoas idosas do território, para pensar e formular políticas a partir das diferentes ações intersetoriais, como mobilidade, previdência, saúde, entre outras. Na região, o programa será executado pela UnB, em parceria com a Associação Quilombo Kalunga e a Prefeitura Municipal de Cavalcante.
“O Viva Mais Cidadania é um programa criado para as pessoas idosas, que vai ouvir suas demandas e, a partir delas, criar ações para alcançá-las.
A comunidade Kalunga é a maior comunidade quilombola do país. Isso mostra porque nós começamos por esse lugar. A gente espera que, ao longo desses meses, outras ações possam ser construídas e, principalmente, garantir a permanência da execução dessas ações”, comentou o secretário.
Viva Mais Cidadania
O Programa Viva Mais Cidadania, que é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), visa promover os direitos humanos e fortalecer a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação por pertencerem a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa, na perspectiva da equidade, interseccionalidade e intersetorialidade.