Palmas (TO) se reúne com municípios da região Sudeste e Amor Perfeito
Em segunda rodada de tratativas para discutir adequações da Programação Pactuada e Integrada (PPI), a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas (TO) realizou, na quarta-feira, 16, uma reunião com os municípios da região Sudeste e Amor Perfeito.
As cidades desses territórios tem Palmas, via Semus, como referência na oferta de diversos serviços especializados em saúde.
O encontro teve o objetivo de estreitar as relações de trabalho entre os gestores da Saúde de Palmas e os gestores das demais cidades, apresentar o cenário atual de ofertas de exames, procedimentos e consultas, além de definir novos parâmetros para a pactuação dos serviços de saúde desses municípios com a Capital, dentre outros assuntos.
Segundo a secretária da Semus, Anna Crystina Mota, a reunião teve outro propósito importante, que foi aperfeiçoar a oferta dos serviços de saúde, que envolve tornar o processo de trabalho mais transparente, definir limites financeiros para as pactuações e incentivar a criação de acordos entre os municípios, considerando a população local e também aquela que é encaminhada de outras regiões para a Capital.
Os municípios que fazem parte da região Amor Perfeito são: Brejinho do Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis.
A apoiadora Luci Lara é a responsável por essa região.
Já as cidades que compõem a região Sudeste são: Dianópolis, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Novo Jardim, Almas, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Conceição do Tocantins, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Paranã e Arraias.
Pactuação
A Programação Pactuada e Integrada é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em que, em consonância com o planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.