Uma multidão participa de missa campal em Monte Alegre (GO), em homenagem a Nossa Senhora do Rosário
- On:
- 0 comentário
Uma multidão acompanhou, no último sábado (22), a missa campal em homenagem a nossa Senhora do Rosário, em Monte Alegre de Goiás (GO), nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros.
As festividades, que chega a quase 300 anos de história, começaram no dia 13 de julho e foram finalizadas no último domingo (23), oportunidade em que foi feito o Cortejo Imperial Divino Espírito Santo.
No sábado (22), a comunidade e convidados acompanharam o Cortejo Real pelas avenidas de Monte Alegre, finalizado com uma missa campal na Praça Matriz.
O cortejo teve início às 17 horas, quando os cavaleiros se fez a caça à rainha.
Ao encontrá-la, foram buscam do rei.
Depois seguiram até onde a rainha estava e, numa carruagem, acompanhados dos congos, dos guardiões, dos alferes, das pajens, das damas e das dançarinas da súcia foram em procissão até a igreja matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, onde uma multidão os aguardavam.
Ao chegar à praça, em frente à igreja, os cavaleiros se posicionaram perfilados, com as espadas cruzadas no alto, e cada grupo é chamado para tomar assento em lugar de destaque.
Por último, o rei Sebastião Murilo e a rainha Donizeth Pinheiro, acompanhados das damas e das pajens, se dirigiram até os tronos que estão dispostos em cima do palco, onde será celebrada a missa campal.
A missa campal, celebrada por dois padres, um deles o pároco da cidade, teve início por volta da 19h30 e perdurou por mais de três horas.
Ao final da missa, foi feito um sorteio para a escolha do próximo capitão do mastro, o rei e a rainha de 2024. Concluída a parte litúrgica, os festeiros recepcionaram os romeiros com farofa e refrigerante.
A festa chega a 285 anos de existência em 2023. A origem dos festejos remonta ao período do ciclo do ouro, quando negros escravizados que trabalhavam nas minas de Monte Alegre começaram a cultuar Nossa Senhora do Rosário.