Heróis: Médica diz que PMs ressuscitaram duas crianças no capotamento da Go-118
A médica Patrícia Silva, do hospital de Teresina de Goiás (GO), nordeste do estado, foi muito clara.
Os dois sargentos da PM fizeram manobras de ressuscitação que foram essenciais para que as duas crianças entrassem com vida no hospital e pudessem ser salvas.
Os militares, Sargento Rogeldes (Arraiano) e Sargento Silva, da Companhia da PM de Campos Belos (GO) foram os heróis desta triste fatalidade.
O acidente ocorreu a semana passada e foi publicado aqui no Blog.
Uma mãe, com seus quatro filhos, perdeu o controle do veículo e caiu em um penhasco na rodovia GO-118, próximo Teresina de Goiás, durante uma viagem com destino a Cavalcante (GO).
Uma das crianças, a caçula, de dois aninhos, não resistiu aos ferimentos e morreu durante o socorro.
A mãe e os demais filhos ficaram em estado grave e precisaram ser transferidos para hospitais de melhores recursos.
O capotamento ocorreu na última terça-feira (18), por volta das 9h40 da manhã.
Naquele dia, a equipe da PM foi informada de que acabara de haver um acidente na altura do km 213, próximo à entrada da cachoeira Poço Encantado.
“No local, deparamos com um veiculo fora da pista em um despenhadeiro.
Assim que descemos o penhasco notamos cinco vítimas, sendo a mãe e quatro filhos.
Percebemos que duas das crianças estavam em estado grave, foi quando realizamos as primeiras manobras de ressuscitamento. Notamos que tinham pulsação e levamos os menores na viatura, pois o estado deles era grave e não dava tempo de esperar a ambulância”, disse um dos sargentos.
Os militares também disseram que quando em deslocamento, um dos meninos teve mais duas paradas cardiorrespiratórias, o que obrigou a equipe a realizar novamente a manobra.
Foi o que possibilitou que eles chegassem com vida à unidade saúde de Teresina.
Após deixarem os menores na unidade de saúde, os militares voltaram ao local e desceram o penhasco. Com ajuda de outras pessoas, retiraram a mãe que estava presa e gravemente ferida debaixo dos destroços do motor do veículo.
“Prestamos os primeiros socorros, sendo imobilização do pescoço, e a colocamos na marca. Com a ajuda dos populares subimos o penhasco e entregamos à ambulância que acabara de chegar. O procedimento foi necessário, pois se fosse esperar o Corpo de Bombeiros de Campos Belos, ela poderia morrer no local”.
Os outros dois filhos, uma menina e um menino, foram socorridos por populares, que os colocaram em ambulâncias de apoio. Militares da PM de Cavalcante (GO) também participaram do salvamento.
Como publicamos no dia seguinte ao acidente, a mãe dirigia um Chevrolet Spin com os filhos, quando perdeu o controle do veículo saiu da pista numa curva, capotou e caiu numa ribanceira.
As crianças vítimas tem 14, 12, 5 e 2 anos de idade.
Uma delas, a caçula, teve ferimentos gravíssimos, foi socorrida por militares da PM, mas não resistiu e morreu no hospital de Teresina de Goiás.
A mãe, que ficou presa às ferragens e teve forte hemorragia. Ela e o filho mais velho foram socorridos, em estado grave, para um hospital de Uruaçu (GO).
As outras duas crianças também ficaram gravemente feridas e foram levadas para um hospital de Goiânia.
A família seguia para Cavalcante (GO), em visita ao pai, que trabalha naquela cidade da Chapada dos Veadeiros. O gravíssimo acidente deixou as comunidades de Teresina de Goiás e Cavalcante extremamente consternadas e chocadas.
Aos militares, em nome das comunidades e dos familiares, nossos sinceros agradecimentos pelo brilhantismo, competência e profissionalismo.
Que a instituição PMGO seja sábia e saiba reconhecer esse gesto humano e heroico.