Inovação: Casa de Saúde de Campos Belos (GO) faz primeira cirurgia por vídeo

Na última sexta-feira (1), médicos da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, de Campos Belos (GO), nordeste do estado, fizeram a primeira cirurgia por vídeo, chamada de laparoscopia.

A informação é do médico Eduardo Medina Felici, que liderou a equipe de cirurgia. A ação representa uma inovação e uma avanço para a área médica regional.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, na qual pequenas incisões – duas ou três – são feitas na região abdominal para introdução do laparoscópio, equipamento com microcâmera integrada que permite a visualização direta da cavidade peritoneal, e dos outros instrumentos cirúrgicos, como pinças, tesouras e grampeadores, visando a manipulação do órgão e tecido alvo.

No procedimento médico, não se faz aqueles grandes e dolorosos cortes no corpo do paciente.

As vantagens desse tipo de “operação” são enormes.

Os pacientes apresentam recuperação mais rápida, menos cicatrizes, mobilização precoce, trauma mínimo, baixa taxa de complicações.

Ela é tão segura quanto uma cirurgia tradicional aberta; leva a uma menor necessidade de medicações analgésicas, diminui a probabilidade de necessidade de transfusão sanguínea, exposição reduzida dos órgãos internos a possíveis contaminantes externos, reduzindo risco de infecções, menor tempo de internação.

Em Campos Belos, a cirurgia foi um sucesso. O procedimento foi para a retirada da vesícula, comandada pelos cirurgiões Eduardo Felici e Esau Barros, com apoio técnico da anestesista Vanessa Xavier, instrumentadora Fernanda Felici e a circulante Maraires Loureço.

Toda equipe médica e de assistentes da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição.

Por isso, o médico Eduardo Felici fez questão de engrandecer sua equipe de trabalho.

“Agradeço ao empenho de todos integrantes da equipe, @fernandamfelici@vanessaxor, @esau.barros, @marairesla@domingaslucineine@deuselicealvesmaciel, Alenita, e todos funcionários da casa de saúde, envolvidos direta e indiretamente. Pode representar pouco para a medicina, mas para nossa região é um grande avanço”, disse.

Deixe um comentário