Prefeita Débora Domingues, de São João da Aliança (GO) pede transparência na água fornecida pela Saneago

A prefeita de São João da Aliança (GO), nordeste do estado, Débora Rodrigues, pediu transparência à empresa Saneago, quanto à qualidade de água oferecida à comunidade.

A prefeita foi à sede da empresa, em Goiânia, onde protocolou novo pedido de exame laboratorial do produto disponibilizado aos cidadãos.

Nesta semana, o Repórter Brasil ORG, imprensa independente da sociedade civil divulgou, em todo país, resultados preocupantes de substâncias, muitas delas cancerígenas, que foram encontradas em diversas cidades do país.

A cidade de São João da Aliança (GO) foi uma das reprovadas na avaliação.

Por seu turno, a Saneago emitiu uma nota informando que a empresa faz exames constantes da água fornecida, tem controle rigoroso nos processos de filtragem e distribuição e assegurou total segurança do produto fornecido à sociedade.

Diante disso, Débora Rodrigues pediu um novo exame da água por parte da Saneago, sob total transparência.

Ela informou também que vai contratar um laboratório privado para fazer um exame independente para atestar a qualidade da água de São João da Aliança.

Reprovado

Os testes da água de São João da Aliança, feito pelo Repórter Brasil, apresentaram as seguintes substâncias: Glifosato, AMPA, Nitrito, Antimonio e Trilhalometanos Total.

O que é cada um deles?

Glifosato: (N-(fosfonometil)glicina) é um herbicida sistêmico de amplo espectro e dessecante de culturas. É um composto organofosforado, especificamente um fosfonato. É usado para matar ervas daninhas, especialmente as folhosas perenes e gramíneas que competem com as culturas.

Nitritos são composições químicas liberadas por alguns tipos de bactérias, sal ou éster do ácido nitroso (HNO2) ou ânion dele derivado.

Antimónio (Sb), também designado de estíbio, é um elemento químico semimetálico, tri ou pentavalente de cor branco-prateada, quebradiço e brilhante, que se localiza no grupo 15 e período 5 da Tabela Periódica. Possui número atómico 51 e massa atómica 121,760. É usado para fazer finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos. As ligas de chumbo e Antimônio são muito úteis, já que o antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, o que permite um melhor acabamento aos objetos

Trihalometanos (THMs) constituem um grupo de compostos químicos e orgânicos que derivam do metano (CH4), em cuja molécula três de seus quatro átomos de hidrogênio foram substituídos por halogênios, isto é, átomos de cloro, bromo ou iodo. Vários estudos epidemiológicos reportaram uma associação entre a exposição prolongada a níveis elevados de trihalometanos e o desenvolvimento de cancro. Apesar de haver resultados contraditórios, parece haver associação com o risco de desenvolver cancro da bexiga, reto e pâncreas.

Publicamos

Muito grave: 59 cidades têm amostras de água contaminada em Goiás

Deixe um comentário