Urgente: água barrenta e estranha invade riachos de comunidades rurais de Arraias (TO)

A comunidade do “Jacaré”, zona rural de Arraias (TO), sudeste do estado, está preocupadíssima.

Tudo por conta da cor da água que tem invadido os cursos de água da localidade há mais de uma semana.

Ribeirinhas, moradores há décadas da região, afirmam que nunca viram a água com essa cor e suspeitam das atividades de mineração.

Duas empresas de mineração atuam no município: a Itafos e a Gefoscal.

Um técnico ouvido pelo Blog explicou que na região de Arraias há duas bacias: a do Rio Palmas e a do Rio Bezerra, que é afluente do Rio Paranã. Há um divisor de água em Arraias que delimita essas duas bacias.

Na região do distrito do Jacaré, por seu turno, há exploração de minério sob a responsabilidade da empresa Gefoscal, que tem uma pequena barragem de rejeitos e pode ser a causa.

Ao que parece, conta o técnico, o lençol freático foi contaminado e a água barrenta está ressurgindo nas minas d´água e nos córregos, a partir do povoado da Boa Vista, à jusante (para baixo), com uma forte coloração.

“Há uma grande suspeita que seja da mineração”.

As centenas de moradores do Jacaré e da região pedem socorro e providências urgentes, principalmente para a identificação do tipo de substância que está causado a turbidez da água e quanto ela é prejudicial à saúde humana e à dos animais.

Há moradores de mais 80 anos no Jacaré que afirmam nunca ter visto esse tipo de fenômeno acontecer.
Á água é utilizada por todos os moradores, inclusive para beber.

É mais que urgente que autoridades da prefeitura de Arraias, do Ministério Público do Tocantins e técnicos do IBAMA e da Naturatins se encaminhem, imediatamente, aos locais afetados.

Vidas humanas, de animais e todo o bioma local estão correndo sérios riscos.

É necessário também que as mineradoras locais expliquem à sociedade o que está ocorrendo, em especial a Gefoscal, que, ao que parece, tem influência direta na aparição do fenômeno. Assista aos vídeos abaixo.

Deixe um comentário