PM inaugura amanhã (15), em Campos Belos (GO), a patrulha rural georreferenciada

Ocorre amanhã (15), em solenidade da Polícia Militar, a implantação da Patrulha Rural georreferenciada no município de Campos Belos (GO), nordeste do estado.

Na oportunidade, o comandante do Batalhão Rural, tenente-coronel André Luiz de Carvalho, implantará oficialmente a Patrulha Rural na comunidade.

O evento, marcado para as 10h30, na sede do Sindicato Rural do município, contará com a participação do comandante da 5ª Companhia Operacional do Batalhão Rural, capitão Luiz Couto, do prefeito de Campos Belos, Pablo Geovanni, parlamentares, produtores rurais, empresários e pessoas e autoridades da comunidade.

Modelo Nacional

A patrulha rural georreferenciada da PM de Goiás é um modelo que já foi copiado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e aos poucos está sendo implantado nos demais estados da federação.

O trabalho bem sucedido a Patrulha Georreferenciada da Polícia Militar do Estado de Goiás, instalada em 2016, deu base para a criação do ProRural – Programa de Prevenção, Controle, Repressão e Redução a Crimes Rurais, um programa do Governo Federal.

A Patrulha Rural Georreferenciada da PMGO visa estreitar o vínculo de confiança entre os produtores rurais e a Polícia Militar, facilitando a localização das propriedades e garantindo mais segurança no atendimento às comunidades que vivem e trabalham no campo.

A tecnologia passou a ser uma forte aliada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, a exemplo de furtos e roubos, conferindo mais agilidade nos atendimentos às ocorrências e intensificando a eficiência na segurança rural.

A Patrulha Rural Georreferenciada está presente em mais de 60 municípios do Estado, com mais de oito mil propriedades cadastradas. Ao mesmo tempo foi criada a Delegacia de Crimes Rurais e de Divisas da Polícia Civil de Goiás, em trabalho integrado de segurança pública.

Como funciona

Os principais ganhos do Patrulhamento Rural Georreferenciado na segurança pública são o monitoramento e a agilidade no atendimento de ocorrências em propriedades rurais.

Inicialmente os policiais visitam fazendas, chácaras e sítios coletando dados dos proprietários e fotografando maquinário, insumos e animais. Em seguida, os dados são inseridos no sistema.

A partir daí, com o uso do GPS, os policiais registram as coordenadas do local e cada propriedade recebe um número de identificação em placas que informam que aquele imóvel é monitorado pela Patrulha Rural.

Em casos de emergência, o dono do imóvel informará apenas o número do seu cadastro e imediatamente a Polícia Militar terá a rota exata para o deslocamento.

Deixe um comentário