Deslizamento na Serra Geral: especialista tranquiliza comunidades



Deslizamento de terra na Serra Geral, município de Aurora do Tocantins. 


Mesmo com algumas notícias relatando a gravidade do fato, devo informar que foi apenas mais um evento natural muito comum em formações geológicas com essas características. 


Essa formação geológica é composta principalmente de Arenito do Grupo Urucuia, que permite uma grande infiltração de água e o desgaste rápidos das rochas. 


Assim, a sustentação superficial do solo jovem fica comprometida naturalmente, podendo ocorrer eventos semelhantes constantemente. 


O deslizamento ocorreu em frente a Comunidade Pau Grande, 15 km após o Povoado de Pouso Alto, e teve danos (mudanças) apenas ao ambiente local, não interferindo de maneira significativa no cotidiano das pessoas que habitam a jusante do deslizamento. 


Quanto à informação que o evento poderia potencializar a contaminação do rio Mosquito com agrotóxicos oriundos das lavouras do Oeste da Bahia, é uma hipótese remota para não falar impossível, pois o curso d’água continua o mesmo, apenas com uma quantidade maior de sedimentos. 


Se fato semelhante vier a ocorrer, não será em razão do deslizamento, informa o Engenheiro Agrônomo Jhonathan Carvalho da AGRODEFESA de Campos Belos. Juntos visitamos o local do evento em 07/02, para certificar das mudanças causadas ao ambiente local. 


Portanto estejam todos tranquilos, pois o maior problema causado pelo deslizamento foi a suspensão temporária do abastecimento de água no Povoado de Pouso Alto, em função da quantidade de sedimentos carreados pela Rio Mosquito. 


Quanto a área atingida (cerca de 15 hectares), a própria natureza se encarregará de recompor a vegetação. 


Em relação a mudança no leito do rio Mosquito, cerca de 200 metros, não significa nada na sequência de seu curso. 


E não há nada que possa ser feito pelo Serviço Público pois o evento ocorreu num local de difícil acesso e não tem qualquer ligação com a atividade agrícola no Estado da Bahia. 


Como já citamos anteriormente esse foi mais um evento Geológico muito comum na região, claro em maior proporção, mas que pode ocorrer com frequência nessa região, inclusive em proporções maiores… 


VALMIR “CRISPIM” SANTOS


Geografo e Agente de Fiscalização Agropecuária.
AGRODEFESA/Campos Belos – GO.

Deixe um comentário