Inclusão produtiva chega em Arraias (TO)



Em Arraias, governo do Estado e seis municípios da região sudeste assinaram termo de pactuação técnica para oferta de serviços de qualificação profissional e inclusão produtiva à população, nesta sexta-feira, 7. 


Entre os programas que serão oferecidos, está o Pronatec Tocantins sem Miséria – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – destinado aos beneficiários de programas sociais.

Os termos foram assinados pelo vice-governador João Oliveira e o secretário do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Agimiro Costa, com os prefeitos de Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Paranã.

Para o vice-governador João Oliveira, as ações propostas pelo governo para os próximos dois anos irão causar um grande crescimento do Estado e uma das principais preocupações do governador Siqueira Campos é a qualificação profissional: 



“Nos queremos preparar nosso povo para aproveitar as oportunidades que irão surgir. Estamos investindo em logística, e atraindo grandes investidores.”

O secretário da Setas, Agimiro Costa, também ressaltou a importância de toda a rede de proteção social que tem sido criada no Estado. 



“No primeiro momento o foco do governador Siqueira Campos foi o combate a fome. Criamos o programa Tocantins sem Fome , reformulamos o Pioneiros Mirins, além de fortalecer inúmeras ações de segurança alimentar e nutricional. 


Mas agora, a determinação do governador é investir no potencial de trabalho do nosso povo e por isso esses serviços de qualificação serão levados aos 139 municípios do Estado”.

O prefeito de Arraias, Cacildo Vasconcelos, agradeceu a parceria do Governo do Estado e reforçou o compromisso com a geração de emprego e renda. “Vamos trabalhar esses quatro anos pelo desenvolvimento de Arraias e nosso foco principal serão os mais carentes”, afirmou.

Ainda durante a solenidade, o secretário de Defesa Social, Nilomar Farias, apresentou o Pronatec voltado para o Sistema Prisional e anunciou a criação de uma agência do Procon e um Centro de Referência da Mulher no município de Arraias.

Capacitação

O Pronatec oferecerá cursos de formação inicial e continuada com duração mínima de 160 horas, que serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. 



A oferta é gratuita e os beneficiários receberão alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares. 


Após o evento de pactuação as famílias interessadas em participar dos cursos de qualificação realizaram um pré-cadastro.

De acordo com a parceria, vão ser abertas em 2013 cerca de 170 vagas do Pronatec Tocantins sem Miséria. 



No momento está sendo oferecido o curso de Padeiro e Confeiteiro com 40 alunos e estão propostos os cursos de Costureiro Industrial do Vestuário, Auxiliar Administrativo e Recepcionista.


Microcredito

O presidente do Prodivino, Isamar Moraes, apresentou no evento as principais linhas de crédito da Instituição e afirmou que os formandos do Pronatec Tocantins sem Miséria terão prioridade nas linhas de crédito do Instituto, inclusive para quem tem restrições no nome. 



“Nossa intenção é dar uma nova chance àqueles que por algum motivo ficaram com o nome sujo. O Governo do Estado tem acreditado nas pessoas e esta atitude tem dado ótimos resultados”, ressaltou o presidente.


Ações disponibilizadas

Além do Pronatec – Tocantins sem Miséria, o termo de pactuação vai oferecer aos municípios as seguintes ações de inclusão produtiva: 



Inclusão Produtiva Urbana e Rural; Economia Solidária; Projeto Ecosol territorial, Troca Solidária e Bancos Comunitários; Política Pública de Produtos Sólidos Recicláveis; Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer; Mulheres Mil; Projetos Arranjos Produtivos Sustentáveis; Projeto Empreendedores Individuais Solidários; Cursos de Qualificação e Capacitação Profissional; Ação de Capacitação de Projetos de Geração de Renda para os beneficiários de programa sociais; Projeto de Apicultura para os 139 municípios e Projeto de Associativismo e Cooperativismo.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário