Alto Paraíso negligencia descarte de lixo urbano

A cidade de Alto Paraíso de Goiás, nordeste do estado, a 230 km de Brasília, deveria ser exemplo no quesito proteção e gestão qualificada do meio ambiente. 


Encravada no coração da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso é um dos principais centros do turismo ambiental do país e recebe milhares de pessoas anualmente. 


Mas as autoridades locais parecem não se importarem muito com esse título de município verde. 


A comprovação está escancarada para todos que trafegam pela rodovia GO-118. É ao lado da pista, a cerca de 4 km da cidade, que está localizado o lixão da cidade. 


Não podemos nem chamar de aterro sanitário. É impressionante o descaso do gestor municipal para com o descarte do lixo urbano recolhido no município e jogado ali sem a menor cerimônia. 


Até que tentaram fazer, em tempos passados, uma espécie de “usina de reciclagem”. 


Mas o projeto parece que não deu certo e o galpão e seu maquinário estão abandonados há anos, ao sabor dos urubus. 


É de indignar se ver o contraste das montanhas de lixo abandonado e queimado com as belezas exuberantes da Chapada dos Veadeiros. 


Este é um cartão postal que não queremos e que mancha a nossa querida Alto Paraíso de Goiás.  


Tenho que essa deve ser a prioridade absoluta dos gestores do município: desenvolver e implantar urgentemente uma política eficiente e sustentável para o destino final dos resíduos sólidos produzidos pelos moradores e pelos turistas que visitam este ambiente natural, orgulho de nosso Goiás e de nosso país. 


Do jeito que está não pode ficar. 


Abro espaço para que as autoridades do município se expliquem ou ao menos fale de projetos futuros. 

Deixe um comentário