Campos Belos: período chuvoso se aproxima. Alívio com a Saneago e preocupação com Celg
Por Jefferson Victor,
Celg
Celg
A nossa vida por aqui não tem sido fácil. A falta de compromisso das empresas de distribuição de água e energia tem sido ao longo dos anos o calcanhar de Aquiles da comunidade de Campos Belos.
No período da seca a Celg funciona de forma satisfatória. São raros os apagões e quando surgem são facilmente corrigidos, gerando-se desta forma, prejuízos insignificantes aos moradores da cidade.
Mas basta começar uma ventania por ocasião das chuvas, para que todo cenário se transforme de forma considerável.
As interrupções são constantes, principalmente no período noturno.
E devido à grande distância que separa a usina da subestação, a detecção do problema se torna difícil, sendo necessário que o dia amanheça, para que as equipes possam determinar e corrigir as causas.
Tive acesso a informações de que estão fazendo manutenção da linha de distribuição, e que mais de cem isoladores já foram substituídos, o que demonstra claramente a fragilidade do sistema.
A nossa rede elétrica é de 1968 e em sua maioria composta por postes de madeiras, que são deteriorados com o decorrer do tempo.
Muitas cruzetas, também de madeira, nunca foram substituídas e na maioria das vezes são responsáveis pelos constantes apagões que assolam nossa região.
Agora em um ponto não podemos desconhecer a eficiência da Celg: o dia corte. Não falham mesmo.
Completou o período do reaviso, pode contar como certo o batalhão que se forma e que cumpre fielmente o objetivo proposto.
Completou o período do reaviso, pode contar como certo o batalhão que se forma e que cumpre fielmente o objetivo proposto.
Para religação imediata só mediante pagamento de taxa de mais de R$ 27,00 ou então o consumidor tem de procurar a agência, e comprovar o pagamento. Só então tem-se a promessa de que a religação será realizada em um período de até vinte e quatro horas.
Mas dificilmente religam neste prazo, usam sempre todo tempo possível que a lei lhes faculta, como forma de punir o inadimplente.
Caso não faça tal procedimento, terá sua energia restabelecia após baixa no sistema, o que pode ocorrer em até setenta e duas horas.
Saneago
A Saneago é justamente o oposto da Celg. Quando chega o período chuvoso, o risco de um colapso no sistema de abastecimento de água é descartado, já que aumenta o volume do rio Montes Claros, e com isto também ameniza a dureza da água.
No período das secas a ameaça é constante, tanto pelo volume , como por falta de reservatório para armazenar a água tratada.
É comum funcionários da Saneago preocupados monitorando os baixos índices destes reservatórios.
Em consequência disto, estão construindo duas caixas que podem suprir a deficiência até então existente.
A situação de momento é: água salobra, e o sal (necessário para lavagem do desalinizador), quando tem, usam em quantidade inadequada, uma prova evidente de que estão preocupados com economia, e não com o bem estar dos consumidores.
O esgoto, como já citei em matérias anteriores, não atinge o seu objetivo, pelo fato que muitas residências que margeiam os córregos jogam dejetos diretamente em seus leitos, comprometendo-se assim, a qualidade da água que a população ribeirinha consome.
A exemplo da Celg, no dia do corte os funcionários madrugam. É comum a interrupção acontecer no amanhecer.
Chegam de forma sutil e ainda colocam o aviso de corte dentro da caixa do hidrômetro, dificultando a detecção imediata, já que muitos só se dão conta após o esvaziamento de suas caixas d’água.
E para piorar ainda mais a situação do consumidor, quando cortam é porque venceu o prazo da conta geradora da interrupção.
E mesmo a outra conta tendo um prazo de carência para pagamento, só religam se quitar todos os débitos em aberto.
E mesmo a outra conta tendo um prazo de carência para pagamento, só religam se quitar todos os débitos em aberto.
Nossa sina é sempre a mesma. No período das chuvas temos que estar prevenidos com lampiões e velas. E no período das secas temos que consumir água mineral ou peregrinar em busca de água doce em poços particulares.
Celg e Saneago, nem tudo que fazem de errado escapa aos nossos olhos!