Igreja matriz de Campos Belos passa por ampla reforma





A igreja Matriz de Campos Belos, localizada no centro da cidade, está passando por ampla uma reforma. 


Fotos divulgadas pelo pároco Iraçon José Ferreira mostram as estruturas frontais já derrubadas e um gigantesco esquema de isolamento do local. 


Tentamos contato com o padre, que ainda não pode responder, para saber em que consiste a reforma. Se será geral; se a comunidade está também custeando as reformas; qual o prazo de conclusão e os valores dos custos. 


O fato é que pelo tamanho da estrutura montada, a reforma parece que vai dar uma outra cara ao principal tempo da igreja católica na região. 


Apesar das obras, as missas continuam a serem celebradas no local.” Assim, a comunidade vai acompanhar cada parte reformada”, afirma o pároco. 


História*


Segundo os testemunhos orais, em 1886 foi erguida a primeira Capela em honra a Nossa Senhora da Conceição. 


A gleba de terras para a construção desta foi doada pelo devoto Círiaco Antônio Cardoso. 


A bela Campos Belos nasce deste contexto de fé, pois em torno desta pequena Capela surgem algumas casas, que mais tarde torna-se um vilarejo.

A cidade de Campos Belos é acolhedora e aconchegante pela razão de que sempre foi aquecida pela fé e assim direcionada pelo próprio Cristo. 


Não é possível separar a história de Campos Belos da história de fé deste povo. Jesus Cristo a sustentou e continuará sustentando essa terra de homens e mulheres de fé.



Nos meados de década de 40, agora Arraial de Almas, a pequena Capela é demolida. Nesse período já se percebia o tanto que essas terras eram abençoadas. 


Só cresciam o número de casas e, em consequência, a população. Nesse contexto, a comunidade católica crescia e nascia a necessidade de uma capela maior.

Em 1976, Dom alano, já em Campos Belos, recebe a resposta da carta de renúncia enviada ao Papa Paulo VI. 


Ali estava o Bispo Coadjuntor Dom Celso. Imediatamente Dom Alano tirou do dedo o anel episcopal e o colocou no dedo de Dom Celso dizendo: “Agora é você!”.

No final da década de 70, é demolida a Igreja Nossa Senhora da Conceição. 


Nesse tempo, muitos de nós somos testemunhos da necessidade da construção de uma Igreja que seja mais ampla, pois a comunidade católica não era mais uma promessa e sim uma realidade. 


Agora Campos Belos já tornará um polo deste rincão goiano.

Dom alano pensava não vê-la construída, mas teve a consolação de presidir a sua solene inauguração no dia 21 de maio de 1982 e de celebrar missas dentro dela ainda por quase dois anos.

O crescimento da Comunidade de fé e da cidade de Campos Belos-GO nasce a necessidade de ampliação da Igreja Nossa Senhora da Conceição. 


Depois de dois anos de reflexão e oração, nós, comunidade católica decidimos ampliar a Igreja Nossa Senhora da Conceição. 


No dia 26 de agosto de 2013 iniciamos reforma. Uma quarta etapa da história desta Igreja. 






E esperamos que em breve tê-la pronta. As missas continuam sendo celebradas na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Ou seja, a comunidade vai acompanhar cada parte reformada.

Toda esta história é marcada pela dinâmica da fé. A dinâmica da fé alicerça essencialmente amar a Deus e colocá-lo como centralidade de nossa vida:

– “Amar a Deus e adorar a Ele só é, em primeiro lugar, mostra uma fidelidade perfeita, não se deixando desviar pela propaganda de teorias nefastas, tão sedutoras, por serem mais cômodas e de acordo com as inclinações de nossa natureza.” (Dom alano);

– “Amar a Deus e adorar seu santo nome, não é apenas fugir ao mal; é, antes de tudo, honrar o nosso soberano Senhor e Criador…” (Dom alano).


A fé pura e autêntica do povo campo-belense proporcionou seu crescimento.



Tudo feito com fé cresce e, dá frutos bons. Continuemos na fé e assim, a cada dia, visualizemos um Campos Belos rico de Deus e virtuoso na dinâmica do aconchego.

* Texto publicado pelo Padre Iraçon José Ferreira, pároco local, na internet 



Deixe um comentário