Globo Repórter: emissora não cita nome do município e comunidade fica indignada

Assista ao Globo Repórter sobre as cavernas de São Domingos 


Por Júlia de Barro, 


Depois de tanto ler sobre as “indignações” referentes ao Globo Repórter de ontem, resolvi me manifestar, não para ofender, mas quem sabe, se possível, enxergar melhor as coisas e abrir outros olhos!


Desde sempre ouço e pude vivenciar no ano passado a questão do “desenvolvimento turístico” de São Domingos.


Fiquei emocionada ao ver o parque, ver as pesquisas que são desenvolvidas, a infinidade de belezas naturais… 


Acredito que muitos que nunca vieram em Goiás, ficaram perdidos no mapa, não citaram o nome dos municípios de alguns dos parques mostrados, não falaram nem de São Domingos e nem do Guarani (que são os dois municípios que abrigam o Parque Estadual de Terra Ronca, tendo por demarcação de divisas de território o Rio da Lapa na Caverna de Terra Ronca I).

Sem dúvida, as belezas foram evidenciadas, mas a reportagem foi “porcamente” editada! Uma pena…


Mas ainda assim, mesmo não falando o nome do nosso município eu fiquei demasiadamente orgulhosa e gostaria de ver essa “INDIGNAÇÃO” refletida nas urnas municipais, gostaria de ver essa “INDIGNAÇÃO” nas cobranças efetivas aos nossos gestores.


Desenvolver o Turismo em São Domingos vai além da boa vontade, vai além das possibilidades das pessoas que eles colocam para ocupar os cargos, não possibilitando o trabalho efetivo.


Turismo no nosso município vai além de 4 dias de carnaval e Meio Ambiente vai além das licenças para desmatamento, e infelizmente é assim que muitos dominicanos definem essas duas áreas, enquanto o pensamento for esse, nós não teremos argumentos para cobrar a ação efetiva.


Enquanto nós não tivermos conhecimento de como as coisas funcionam, livres e desprendidos de conceitos familiares ultrapassados e de partidos e siglas, nós não saberemos cobrar!!!


Enquanto ficarmos apenas “indignados” sem ação, as coisas não vão andar!
Infelizmente algumas pessoas estão ganhando para não trabalhar, estão comendo do bolo o recheio.


Vocês sabem qual o papel de um vereador? Alguém aqui, dos que mais criticam e falam mal, já foram assistir uma sessão na Câmara de Vereadores? 


Vocês sabem que os nossos vereadores trabalham 5 horas por mês? (Alguns deles gastam o resto do tempo fazendo fofoca e politicagem, assim conseguem se reeleger infinitas vezes).


Leiam atentamente, este não é um post para “falar mal”, vangloriar este ou aquele partido.


Vocês já viram as leis de turismo do nosso município?


Sabiam que existe uma lei (Nº 049/2006) que cria o Fundo Municipal de Turismo? E que este “fundo” deveria ser garantido com recursos provenientes de 3% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e de outros tributos do município!?


No ano passado, o município recebia mais ou menos 1 MILHÃO DE REAIS mensais, provenientes do FPM, que chega ao município dividido em 3 parcelas durante o mês… 3% desse valor, seria mais ou menos 30 mil reais por mês só para o turismo.


Repito, 30 mil reais por mês só para o turismo.


Sabem quando esse valor foi devidamente repassado para o Fundo Municipal de Turismo? Não se tem notícia! À frente da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, eu nunca vi a cor desse dinheiro, que incansavelmente cobrei de todos os gestores. 


E tenho certeza que foi este o trabalho enfrentado por todos os secretários até aqui.


Se fala de “desenvolvimento do turismo” em todos os palanques.
É o sonho de muitos dos dominicanos!


É com isso que devemos nos indignar e pensar nas melhores possibilidades a cada eleição, incentivar pessoas novas e de caráter.


É vergonhoso ver que estamos alimentando parasitas, que fazem leis para não serem cumpridas!! 


Para onde vão esses 30 mil reais mensais que deveriam ser destinados ao turismo? Para abastecer carros de pessoas que sequer trabalham no município (isso eu também cansei de ver!!) ? 


Para bancar diárias e mais diárias de cursos onde os funcionários sequer apareciam!?


Convido os dominicanos de coração a se indignarem com isso!


Convido os dominicanos a não se calarem e cobrar devidamente os seus direitos!
Convido os dominicanos a enxergar as belezas do nosso município e a valorizarem as belezas que nós temos!


O turismo em nosso município está se desenvolvendo a cada foto publicada pelo FERNANDO ARAÚJO, está se desenvolvendo a cada vez que o Gato (Dorivaldo) guia pessoas nas cavernas, está se desenvolvendo a cada sorriso acolhedor, que
o Ramiro e Dona Aparecida dão aos seus hóspedes.


O turismo está se desenvolvendo quando o Leonardo Oliveira e a MARIA CÉLIA falam de cavernas na sala de aula aos seus alunos, está se desenvolvendo quando a Professora Queila Santos permite que esses temas sejam abordados no Colégio João Honorato.


O Turismo se desenvolve quando o Marcelo Peregrino passa horas para conseguir fazer uma foto das nossas belezas, se desenvolve com o carinho recíproco demonstrado pela Professora Júnia Maria Chaves De Brito Oliveira aos seus alunos.


O turismo se desenvolve quando o Kristie Vasconcelos e sua esposa se habilitam para receber turistas em seu terreno, se desenvolve quando um policial civil compra uma Câmera fotográfica e por conta própria reproduz as nossas belezas, quando o Victor Hugo Melo Brito e os membros da Associação Terra da Gente se reúnem preocupados com o futuro do nosso município. 


o Turismo se desenvolve a cada vez que falamos e/ou publicamos uma foto da nossa amada terra nas redes sociais!! 


O desenvolvimento do Turismo não virá pelas mãos de um só, não será deputado, prefeito nem vereador que vai mudar alguma coisa.
Quem tem o poder de desenvolver e mudar o nosso destino somos nós mesmos!


Júlia Guedes Chaves.


(P.S.: Esse post não teve a menor intensão de criticar a atual gestão ou qualquer outra, nem ofender os membros da Câmara de Vereadores e Funcionários da Prefeitura Municipal. Os argumentos estão fundamentados em nossa triste realidade política que é espelho de nós mesmos).


Já Publicamos:


Globo Repórter mergulha hoje nas belezas do nordeste goiano, a nossa terra

Deixe um comentário