Ainda não entendo porque tanta resistência de prefeitos e outros agentes públicos em escrever “notas à imprensa” e responder à sociedade



Até hoje não sei porque os prefeitos e outras autoridades do nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins têm tanta resistência em nos enviar uma simples “nota de esclarecimento”.

Há quase uma semana tenho aqui repercutido comentários e e-mails recebidos de universitários da UEG (Universidade de Goiás) e de cidadãos, principalmente de Monte Alegre de Goiás, reclamando veementemente das péssimas condições dos transportes escolares disponibilizados a eles ou até mesmo da falta de condução. 

Um dos órgãos mais citados nesta semana foi a prefeitura de Monte Alegre. 

O que impressiona é que o órgão público está sendo questionado e o prefeito ou seus secretários não tem a mínima iniciativa de escrever uma nota à imprensa ou até mesmo um release para tomar posição e explicar, conversar com a comunidade que representa. 

É como se o problema não existisse e nosso Blog não fosse uma ferramenta de pressão social. 

Penso que a prefeitura fica esperando uma ligação nossa para confrontar os questionamentos, ver o outro lado da história, como se faz no jornalismo tradicional dos impressos, da TV e do Rádio. 

Senhores, com o jornalismo digital é diferente. 

A todo instante tem um comentário novo, uma novidade, um fato interessante, um dado a mais. Imagine se cada comentário negativo, de confronto, fossemos ligar para o prefeito para “ver o outro lado”.

Em um ambiente digital, como são as mídias sociais, os órgãos públicos, os agentes públicos, as autoridades têm que ser proativas.  

Tem que se antecipar aos fatos, contar suas versões e matar qualquer tipo de boato em seu nascedouro e agir nos mesmos ambientes dos comentários, que no caso é o nosso Blog. Por isso é importante uma nota à imprensa, um posicionamento oficial do órgão em questão. 

O pior de tudo é que essa inércia é um fenômeno de todas as prefeituras da região. 

Em Campos Belos, por exemplo, o mundo pode está caindo e o prefeito não tem a coragem de expedir uma nota de explicação à imprensa e à sociedade. 

Em Combinado, Posse, São Domingos, Divinópolis e outras cidades, as prefeituras parecem que fazem de conta que este Blog não existe. 

Mas é bom os agentes públicos regionais começarem a aprender a trabalhar com questionamentos e cobranças, principalmente da sociedade, que usa este Blog como canal e ferramenta de pressão. 

É um caminho sem volta.  

E como sempre digo, este Blog é como uma Ágora ateniense, em que todos os cidadãos têm voz. Comentários e envio de posts são publicados na íntegra. 

Obviamente, faço corte apenas daqueles extremamente agressivos ou que ensejam crimes de calúnia, injuria e difamação. 

Os demais, todos, fazem parte do ambiente democrático de nosso país e do salutar poder de pressão dos vários e heterogêneos grupos sociais.  

Então, senhores prefeitos, está na hora de nos usar também como canal de comunicação e façam uso da “Nota à Imprensa”. Ela muito importante. 

Deixe um comentário