Campos Belos debate SUS durante a IV Conferência Municipal de Saúde
- On:
- 0 comentário
Por Evônio Madureira,
A IV Conferência Municipal de Saúde de Campos Belos foi realizada nesta quarta-feira (15), no auditório do CRAS múltiplo uso.
O objetivo do evento foi promover o debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) entre Conselheiros da Saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema.
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera.
A Secretária Municipal de Saúde, Naldina Marques, disse que a participação da população e grande número dos servidores e conselheiros da saúde superou as expectativas da conferência.
As discussões resultaram na formatação de propostas que servirão para nortear as decisões da 15ª CNS que acontecerá entre os dias 1 e 4 de dezembro, em Brasília, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.
Este é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde.
A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres.
Eixos temáticos
São oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país:
1) “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”;
2) “Participação e controle social”;
3) “Valorização do trabalho e da educação em saúde”;
4) “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”;
5) “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”;
6) “Informação, educação e política de comunicação do SUS”,
7) “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e
8)“Reformas democráticas e populares do Estado”.
Sobre o SUS
As bases para a criação do Sistema Único de Saúde brasileiro foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988.
O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e gratuita. Só em 2014 foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas por meio do SUS no país.
Em seus 27 anos de existência, o SUS conquistou uma série de avanços para a saúde do brasileiro. Reconhecido internacionalmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI), responsável por 98% do mercado de vacinas do país, é um dos destaques.
O Brasil garante à população acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), disponibilizando 17 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias, na rede pública de todo o país.
Também no SUS funciona o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo.
O programa cresceu 63,85% na última década, saltando de 14.175 procedimentos em 2004 para 23.226 em 2014. Por meio do SUS também é oferecida assistência integral e gratuita para a portadores do HIV e doentes de Aids, pacientes renais crônicos, com câncer, tuberculose e hanseníase.