Usina de reciclagem ecologicamemte correta será implantada em Dianópolis (TO)



Por Evônio Madureira, 


O prefeito de Dianópolis (TO), Reges Melo, assinou no início deste mês um contrato de comodato com a empresa Clean Tech Soluções para implantação da ECOUSINA RSU para recepção da destinação final, tratamento e processamento de Resíduos Sólidos Urbanos. 


A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade de diversas autoridades, entre elas o vereador Edson Bitzcof de Moura; o Promotor de Justiça; Rodrigo Barbosa Garcia Vargas, parceira da empresa Clean Tech e o engenheiro Nicolas Isidoro Martorano Filho, proprietário da Clean Tech Soluções.


Na abertura da solenidade, o prefeito Reges Melo agradeceu a presença de todos e em especial ao engenheiro ambiental Nicolas Martorano, por ter privilegiado a cidade de Dianópolis para instalação da primeira usina de reciclagem na região. 


O prefeito disse ainda que a instalação da usina no município significa gerar emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos moradores, além de estar cumprindo a lei federal de resíduos sólidos. 


No futuro,  disse, Dianópolis não terá mais problemas com o destino final do lixo, que será coletado de forma seletiva, além de ganhar um aumento significativo do ICMS ecológico e maior investimento na melhoria da qualidade de vida da presente e futuras gerações. 


O Diretor de Meio Ambiente, Reginaldo Marimbondo, afirmou, no Plenário da Câmara Vereadores, que a instalação desta empresa no município não poderia ter vindo em melhor hora.


“A questão ambiental hoje é preocupação mundial e esta empresa mostra preocupação com o nosso meio ambiente, buscando trazer melhorias para a comunidade”, disse. 


O vereador Edson Bitzcof usou da palavra dizendo que esta é uma grande parceria e que irá gerar um grande número de empregos para população do município. 


“Com certeza esta será uma parceria de sucesso, lembrando que o meio ambiente é uma grande preocupação da nossa sociedade e a reciclagem correta do lixo irá contribuir e muito para a preservação da nossa natureza, desejou sucesso ao empreendimento e que Deus continue na direção de tudo”. 


O engenheiro Nicolas Isidoro Martorano Filho, proprietário da empresa, agradeceu ao prefeito Reges Melo pela oportunidade de está instalando um projeto de tamanha grandiosidade na cidade e fez uma explanação sobre como será o funcionamento da usina e administração da empresa no município. 


A empresa vai gerar cerca de 60 empregos diretos com salário de R$ 1.500, além de obter vantagens como plano de saúde, contribuindo com o desenvolvimento econômico. 


Entre as vantagens da usina, foi citado a extração de materiais com a venda de garrafas pets, papelão e outros, contribuindo com esta cadeia de desenvolvimento e procurar maneiras de resolver estes problemas de forma solidária e coletiva. 


O empresário disse também que os equipamentos utilizados pela empresa são feitos de materiais produzidos aqui no país e com custo baixo. 


O início das obras de construção será feito logo seja liberada a licença ambiental pela Naturatins – Instituo da Natureza do Tocantins, órgão licenciador do Estado. 


Segundo Nicolas Martorano, esse processo será rápido e o município não terá custo algum com relação ao maquinário e manutenção da empresa e poderá disponibilizar toda esta estrutura para outros municípios vizinhos. 


A usina de reciclagem será construída em área doada pela prefeitura localizada na saída para a Água Boa. 


Depois de entenderem o mecanismo e funcionamento da usina finalizou-se a reunião com a assinatura do termo de cooperação e cessão de uso do município. 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Deixe um comentário