Alto Paraíso (GO): Festa Wanaretobe, dos Xavante, enche Aldeia Multiétnica de energia



Por Ana Ferrareze,


Esta segunda-feira foi o dia dos Xavante na IX Aldeia Multiétnica. 


Eles escolheram o ritual da Festa Wanaretobe, a festa dos padrinhos, que homenageia o espírito da criação e o momento em que receberam toda sua tradição e cultura. 


Por volta das 16h, os indígenas chegaram ao centro do pátio da Aldeia, vestidos com suas pinturas tradicionais – esta é a única festa em que a pintura é livre. Dançando e cantando, sempre juntos, mostrando força e união, seguram firme um bastão de madeira e batem no chão. 


Quando param, é porque definiram o lugar para começar a dança.


A vibração dos pés de encontro ao chão de terra e levantando poeira chega em todos que assistem. 


Os Xavante revezam as danças tradicionais cantando juntos, de mãos dadas, sempre um ao lado do outro, em uma sincronia impressionante de batidas e vozes. 


As danças também são treinamentos de resistência, força e equilíbrio. Todos os movimentos são muito bem estruturados, como conta o indigenista Fernando Schiavini.


O público também teve a chance de entrar hora ou outra na roda, para dançar e cantar junto com os indígenas. No fim, o cacique repartiu um pão de milho, comida tradicional, com todos os presentes. 


A festa dos Xavante continuou madrugada adentro, com muito mais música, dança e tradições. Foi mais uma grande oportunidade de aprender a sentir.


Fonte: Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Deixe um comentário