Nosso Blog beira os 200 mil acessos por mês. Mais de 2 milhões ao ano. Uma conquista da sociedade regional

O nosso blog chegou neste mês de outubro a cerca de 200 mil acessos por mês, a melhor marca já registrada.  


Na marca, são quase 2,5 milhões de acessos ao ano. 


Só para comparação, esse número equipara-se a Blogs nacionais de notícias, como Luis Nassif, com 500 mil acessos (dados de 2014); Paulo Henrique Amorim, 217 mil; Carta Maior, 160 mil; Kennedy Alencar, 145 mil.


Esses números são da revista Veja.


Outro dado interessante diz respeito a quais gêneros e grupos etários que mais acessam nosso Blog. 


As mulheres ganham de lavada. Os números dizem que 62% dos seguidores do Blog são mulheres e a grande maioria com idade entre 18 e 34 anos.  

73% dos internautas retornam para visitar novamente as notícias, uma ou mais vezes ao dia. 


Conquista Social 


Números à parte, o melhor de tudo é que considero esta ferramente de comunicação como um importantíssimo instrumento de transformação social e política. 


Até bem pouco tempo, se digitasse no buscador Google os nomes das cidades sob influência deste Blog, pouco se encontrava. 


Campos Belos, por exemplo, tinha pouquíssimas publicações no jornal O Popular, no G1 de Goiás, na TV Anhanguera. 


O Nordeste Goiano era praticamente esquecido. 


Há um ditado popular que diz “Quem não é visto não é lembrado”. 


Isso acontecia com a nossa região, nordeste de Goiás e Sudeste do Tocantins: completamente abandonada pelos meios de comunicação e por óbvio (sem pressão) pelas autoridades públicas dos três Poderes. 


Hoje há notícias até de chuvas ou seca, em previsões do tempo.


Podemos anotar conquistas importantes do Blog.


Exemplos podem ser visto quando o Blog serviu de ferramente de pressão para a reconstrução da espedaçada GO-118 e até mesmo serviu para barrar a extinção da Escola Agrícola de Arraias. 


Sem falar na divulgação das riquezas culturais, ecológicas e a conquista mais importante: a liberdade de expressão que propiciou a todos.  


Um princípio constitucional garantido, mas calado até então pelo coronelismo imponente. 


E mais, o Blog serviu de inspiração para o surgimento de semelhantes canais, em diversas cidades. 


Certo dia um colega me perguntou se não me sentia incomodado com  os demais canais que surgiram na esteira do nosso Blog.  


Disse a ele que pelo contrário. Sentia-me extremamente lisonjeado, partícipe e multiplicador de boas ações de cidadania e de conquistas sociais e políticas. 


“Para mim, quanto mais informação melhor. Mais pluralidade e mais conhecimento”, informei. 


O certo é que novamente reafirmo que o número de acessos batido agora em outubro é significativo, por duas razões: 


primeiro, demonstra a fidelidade dos leitores antigos e depois porque estamos conseguindo angariar novos internautas e mantê-los sempre acessando. 


Neste ano o número de acessos cresceu quase 100%. Em setembro de 2014, foram registrados 100 mil acessos. Agora em outubro de 2015, ultrapassamos os 190 mil.  


A fórmula para isso parece simples, mas não é. 


Para se ter em um blog como este, há necessariamente que se ter conteúdo, dinamicidade e qualidade.  


O leitor é exigente e se por duas vezes se deparar com um conteúdo ruim, não volta mais. O nosso blog é antigo, desde 2007. 


Início


Este Blog começou como um Blog da TV Globo Nordeste, quando integrei a missão de Paz da ONU no Haiti, chamado de “Haiti: a Pérola Negra do Caribe”, com a ideia de falar da cultura, do povo, do dia a dia (por quase um ano) do país mais pobre das Américas. 


O sucesso no site da TV Globo Nordeste foi imediato. Depois disso, ele foi transferido para o Jornal do Commercio, do Recife, com a mesma pegada. 


Quando cheguei ao Brasil, ele perdeu o sentido de ser. 


O que fazer? extinguir ou dar outro viés? 


Aí pensei… o povo da minha região, Campos Belos, nordeste de Goiás e sudeste do Tocantins, tem mais das notícias do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e até do mundo e tinha pouco conhecimento das coisas que ocorriam na sua cidade, no seu bairro. 


E a intenção foi essa. Transformá-lo numa ferramenta de pressão regional, sendo a voz das pessoas, principalmente as injustiçadas, contra o poder do Estado, das grandes empresas, dos poderosos (esse poderoso aqui nas suas mais diversas matizes). 


Na realidade foi um sonho louco, mas que aos poucos vai se transformando em realidade. 


No entanto, só pude dar-lhe mais atenção e dedicar-lhe maior tempo somente a partir de novembro de 2011, depois que parei de estudar para concursos (fui aprovado num bom e voltei a munição para o Blog). 


E como é gratificante quando sentimos que estamos fazendo um bem para a sociedade, fazendo a diferença, contribuindo para algo e até incentivando outras pessoas a construírem outros blogs semelhantes e site de notícias. 


Longe de ser pretensioso, a nossa intenção com o blog é simples: apenas ser mais uma ferramenta de informação e transparência. 


Apesar de ser acessado em todo Brasil e com significativos acessos do exterior (notadamente Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Portugal), o blog se tornou ferramenta importante, principalmente, para as regiões nordeste de Goiás e sudeste de Tocantins (Campos Belos, Arraias, Monte Alegre, Divinópolis, São Domingos, Combinado, Posse, Formosa, Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Alto Paraíso de Goiás, Teresina, São João da Aliança, Cavalcante e muitas outras). 


A região é carente de informação;  com forte cultura do coronelismo, da falta de transparência e de uma boa base política. 


Na realidade, sem um blog como este, as pessoas das comunidades sabem mais do Brasil e do mundo, do que da própria cidade, do próprio bairro. 


Continuaremos aqui, firmes, sem pretensões financeiras, partidárias e ou qualquer outra ideologia de embriaguez. 


Nossa única intenção é continuar prestando um serviço social relevante e importantíssimo, principalmente nos dias de hoje, que é informar. 


E você continue nos lendo, compartilhando, colaborando…enfim, fazendo história.

Deixe um comentário