Pesquisa eleitoral mostra empate técnico em Campos Belos (GO). Eduardo Terra lidera com 29,7%; Zé Cândido com 26,8%. Ninha fica em terceiro, com 22,9%
Uma pesquisa eleitoral, registrada no Tribunal Superior Eleitoral, feita e divulgada hoje (4) pela Directa Pesquisas, mostra um quadro de empate técnico nas eleições de prefeito de Campos Belos, no nordeste de Goiás.
A pesquisa, realizada nos dias 27 e 28 de agosto, ouviu 402 pessoas, de um universo de 14.581 eleitores aptos a votarem neste ano.
Quando perguntado ao eleitor do município em quem ele votaria para prefeito da cidade, citando os nomes dos três candidatos, 29,7% disseram votar no candidato Eduardo Terra (PR); 26,8% escolheram o candidato Zé Cândido (PDT) e 22,9% optaram por escolher o atual prefeito Santos Ninha (PSDB).
Com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, este resultado coloca Eduardo Terra e Zé Cândido em empate técnico, com ligeira vantagem para o primeiro candidato.
Já o prefeito Ninha está em terceiro lugar, também praticamente empatado com o segundo colocado, Zé Cândido, considerando a margem de erro.
A pesquisa também mostra que a eleição, após 16 dias de campanha, ainda está indefinida.
Isto porque 15,30% dos eleitores declararam que ainda não sabem em quem votar.
4,30% dos entrevistados disseram que vão votar nulo.
Sem citar nomes
A sondagem mostra ainda que quando se pergunta ao eleitor em quem ele votaria para prefeito, sem citar qualquer candidato, há também um empate técnico com os três candidatos, mas com o atual prefeito Ninha (PSDB) liderando com 19,5%.
Eduardo Terra (PR) sai em segundo, com 17,3% e Zé Cândido (PDT) com 16,7% das intenções de votos.
Mas com a margem de erro de 3,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, os três estão empatados.
O número de indeciso aqui é alto. 42,2 declarou não saber em quem votar.
Veja a íntegra da pesquisa
Veja o registro da pesquisa no TSE, sob o número de identificação GO-02071/2016.
A empresa responsável pela sondagem foi a Directa Pesquisa, que informa que foram validadas 402 aplicações de questionários pelo processo “intercept” residencial (lado esquerdo, salto um, lado direito), em um universo estimado aproximado de 14.581 eleitores da cidade de Campos Belos – GO (TRE), considerando faixas etárias, sexo e instrução dos entrevistados.
A margem máxima de erro considerada foi 3,9% pontos (+/-) nos casos p= 50%, para 0,05 de significância (ou confiança de 95%) onde apenas 10 entrevistas “podem” ficar fora da margem de erro, aplicando-se a mesma metodologia para as entrevistas.
Apenas uma pessoa foi entrevistada por família ou domicílio abordado.
Ainda de acordo com a Directa, a sondagem foi feita por amostragem aleatória, cerca de 20% das entrevistas foram objeto de monitoramento garantindo-se, assim, por visão randômica, a autenticidade do preenchimento dos questionários.
Em relação a fidedignidade da amostra, 100% dos questionários foram objeto de critica.
A seleção do eleitor para pesquisa foi feita de forma acidental, de acordo com as cotas de ponderação – segundo sexo, idade, nível de escolaridade, nível sócio-econômico e distribuição geográfica.
Pesos dos extratos da população e da amostra: sexo masculino: 50,7 % e feminino: 49,3%.
Faixa etária: 16 a 24 anos = 18,4%; – 25 a 34 anos = 24,7%; – 35 a 44 anos = 21,4%; – 45 a 59 anos = 21,8 %; + de 60 anos = 13,7%.
Instrução: Analfabeto = 7,4%; Fundamental = 66,3 %; Médio = 23,4 % e Superior = 2,9%.
Os bairros e distritos visitados pelos pesquisadores foram Centro, Setor Aeroporto, Setor Cruzeiro, Setor Tomazinho, Setor Buritis, Setor Bem Bom, Setor Brejeinho, Setor Hercules, Setor Bom Retiro, Vila Baiana, Setor Industrial, Setor Morada Nova, Distrito de Pouso Alto, e Distrito de Barreirão.