Entrevista: Em Campos Belos (GO), Zé Cândido (PDT) diz que sua prioridade absoluta, se eleito, será a saúde pública

Zé Cândido (PDT), ao centro, ao lado de Sargento Abreu (PMDB), seu vice,
em caminhada pela Rua do Comércio

Desde o último  sábado (17) estamos publicando  uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das diversas cidades de Goiás, Tocantins e Bahia, às quais este canal de comunicação exerce influência. 


A ideia é levar, aos eleitores dos municípios, mais informações sobre os candidatos a prefeito e ajudá-los a ter mais subsídios para a decisão do voto. 


Começamos  a série pela cidade de Campos Belos (GO), que possui três candidatos:  o atual prefeito, Aurolino Santos Ninha (PSDB), que tenta reeleição; o vice-prefeito e radialista Zé Cândido (PDT) e o advogado Eduardo Terra (PR). 


Doze perguntas foram enviadas para os candidatos e à medida que as respostas forem chegando, iremos publicar no mesmo dia.  


Os que não responderem, obviamente, perderão uma ótima oportunidade de conversarem com os eleitores e apresentarem seus planos de governo. Para evitar qualquer parcialidade, as perguntas serão as mesmas para os candidatos da mesma cidade. 


Em Campos Belos (GO), o primeiro a responder foi Eduardo Terra (PR). Hoje publicamos a entrevista com o atual vice-prefeito e candidato, o radialista Zé Cândido (PDT), pela Coligação Chegou a Vez do Povo.  


Segundo ele, sua prioridade absoluta será o serviço de saúde do município. “Acredito ser sem dúvida o principal fundamento da dignidade humana”, disse Zé Cândido. 


Leia a entrevista: 


Blog – Qual a prioridade do senhor, se eleito prefeito de Campos Belos?


Zé Cândido (PDT)  – A minha prioridade com certeza é a saúde pública do nosso município, pois acredito ser sem dúvida o principal fundamento da dignidade humana. 


Habitualmente há alguns anos tenho visitado hospitais e outras instituições de saúde, além de ter passado recentemente por um grave problema de saúde, o que me tornou ainda mais convicto dessa ideia. 


Portanto, reitero que saúde de alta qualidade à altura do merecimento de todo ser humano, será prioridade na nossa administração.


Blog – A administração moderna requer hoje um plano estratégico, com visão de futuro, missão, objetivos claros e definidos, indicadores de desempenho. Porém, poucas prefeituras país afora tem um plano estratégico. 


O senhor tem um plano de governo?  Qual a visão que o senhor tem para Campos Belos para daqui a quatro anos? 


Zé Cândido (PDT)  – Sim, temos um amplo plano de governo, onde vale destacar cinco pontos que consideramos fundamentais para os próximos quatro anos, os quais, no nosso entendimento, mudarão radicalmente a qualidade de vida do nosso povo: 


1- Saúde – uma saúde moderna, mais humana e eficaz; 
2- Educação – integral, moderna e mais qualificada, com nosso profissionais merecidamente valorizados; 
3- Meio ambiente – todos os nossos córregos limpos e canalizados, e nossas nascentes revitalizadas; 
4- Segurança pública – uma cidade pacífica, tranquila, segura e melhor para se viver; 
5- Esporte – uma cidade onde 1ª, 2ª e 3ª idades possam ter espaço, oportunidade e assistência para participação nas atividades esportivas, preenchendo assim o seu tempo ocioso e melhorando sua qualidade de vida.


Blog – É notório que os recursos públicos cada vez mais são escassos, as demandas, pelo contrário, são cada vez maiores. 


Como o senhor vai resolver essa equação de gastos público elevado e manter o atendimento das necessidades da comunidade por mais serviços e com qualidade? 


Zé Cândido (PDT)  – Valorizando os profissionais de carreira, por ter mão de obra técnica econômica e qualificada; acabar com o loteamento de cargos comissionados, assim como a indústria de aluguéis de máquinas, equipamentos e automóveis. 


Outras fontes de economia são: diária de secretários, combustíveis, bem como despesas de moradia do prefeito em hotel em Campos Belos, pois o mesmo aqui não possui residência.


Blog – Uma questão muito sensível que o próximo prefeito vai ter que atacar é a questão do lixo urbano. Campos Belos não tem um aterro sanitário como prevê a lei e tão pouco faz a coleta seletiva das residências. 


O senhor tem algum projeto para essa área? Como vai lidar como esse problema? Qual a solução que o senhor vai apresentar? 


Zé Cândido (PDT)  – Com relação ao lixão, cumpriremos o que determina a lei 12.305/2010, acerca do destino e tratamento dos resíduos sólidos, cujo prazo venceu em meados de 2014. Portanto existe uma parceria com um município vizinho para a construção do aterro sanitário, faltando apenas ser ratificado e colocado definitivamente em prática, o que no nosso governo ocorrerá como prioridade.


Blog- A educação infantil e fundamental  é responsabilidade da prefeitura. Também é notório que os serviços educacionais em nosso país é de péssima qualidade.  


Quais as soluções que o senhor, como prefeito, vai apresentar para comunidade no que diz respeito à melhora da educação fundamental? 


Zé Cândido (PDT) –  Os servidores da educação de Campos Belos são altamente competentes. Falta apenas serem valorizados à altura para que assim possam desempenhar suas atribuições com alegria e entusiasmo. Enfim, faltam ser valorizados profissionalmente.


Blog – A educação integral é um desejo de milhões de família. Nela a criança e o adolescente passa o dia na escola, com  ao menos quatro refeições, reforço escolar e atividades educacionais, lúdicas, culturais e esportiva. Os benefícios sociais são incontáveis.  


Como o senhor vê a educação integral?  ela tem possibilidade de ser implantada em seu governo? 


Zé Cândido (PDT) –  Sim, porém atualmente nenhuma das escolas municipais têm espaço físico adequado para atender a escola em tempo integral, assim sendo, buscaremos parcerias junto aos governos federal e estadual, visando ampliar, adequar e até mesmo construir novas unidades para atender e cumprir o que preceitua a educação moderna em todo o pais. 


Blog – Orçamento participativo é quando o gestor vai às comunidades e chama os cidadãos para decidir em que vai aplicar as verbas públicas e saber quais as prioridades dos bairros e das comunidade. 


Como o senhor vê o orçamento participativo? Ele pode ser aplicado no ser no seu  governo?


Zé Cândido (PDT) –  O nosso governo será técnico e participativo, pois jamais tomaremos decisões arbitrarias e sem a participação das comunidades, bairros, povoados e distritos. 


Isso partindo da realidade orçamentária, onde as próprias comunidades terão liberdade para opinarem sobre suas prioridades. 


Blog – Saúde pode ser considerada o maior problema dos governantes da atualidade. Falta medicamentos, médicos, estruturas físicas, humanidade nos atendimentos. 


Quais as soluções que o senhor tem para a saúde pública municipal? 


Zé Cândido (PDT)  – A saúde pública será prioridade em nosso governo, criando a casa de apoio em Goiânia, realizando concurso público para suprimento de vagas, desde médicos ao corpo administrativo; 


bem como a descentralização no atendimento e na entrega de medicamentos, modernizando toda a estrutura de atendimento, tanto na secretaria municipal de saúde, no hospital municipal Anjo Rodrigues Galvão e postos de saúde do município;  


também construindo posto de saúde no setor novo horizonte, e restaurando, ampliando e colocando em funcionamento o posto de saúde do Setor Aeroporto II. 


Dando melhores condições de trabalho aos nossos servidores, melhorando e humanizando o atendimento a todos os usuários da saúde no nosso município, com cursos periódicos de capacitação aos servidores, qualificando-os ainda mais.


Blog – A violência é uma questão estadual, mas que impacta diretamente a vida dos moradores dos municípios. Campos Belos, definitivamente, é uma cidade violenta.  


Que projetos o senhor tem para essa área tão sensível?


Zé Cândido (PDT) –  Mesmo sabendo que segurança pública é dever do estado, não mediremos esforços no sentido de aumentar o efetivo policial em nosso município, também renovaremos e cumpriremos o convênio 17/2013, entre a secretaria estadual de segurança pública e o município de campos belos, o qual findara em 31/12/2016; 


também de ordem preventiva, estaremos instalando câmeras de monitoramento em todas as escolas municipais e adjacências, interligadas aos órgãos de segurança públicas existentes em nosso município, ainda de ordem preventiva, estaremos incentivando e implementando o esporte nas mais variadas modalidades, assim como também na área cultural. 


Vale ressaltar, que estaremos buscando diálogo com o governo estadual, via secretaria de estado da segurança pública, no sentido de solucionar o problema da violência em nosso município. 


Blog – Uso de drogas, vícios, dependência do crack e do álcool.  Pode se dizer que em Campos Belos esse problema é endêmico e muito grave. 


Quais as políticas públicas que o senhor pretende implantar para enfrentar esse enorme desafio?


Zé Cândido (PDT) –  Enfrentaremos o problema juntamente com o ministério da saúde, secretaria estadual de saúde, secretaria municipal de saúde, secretaria municipal de educação e secretaria municipal de ação social, formando uma força tarefa no combate, tratamento e prevenção desse grande problema que assola todo país, e particularmente a nossa cidade de Campos Belos, com políticas públicas integradas.


Blog- Emprego e renda é um tema em pauta. O país vive uma crise sem precedentes, que depende de políticas e medidas em nível federal, estadual e municipal. 


Que medidas o senhor vai tomar para a geração de emprego e aumento da renda no município. 


Zé Cândido (PDT) –  Em parceria com o governo do estado, reativar a usina hidrelétrica do rio mosquito, desativada há décadas, deixando de gerar uma grande economia para o município, com pequenos investimentos, gerando grande renda para a cidade. 


Em parceria com as instituições de ensino e formação profissional, nos âmbitos municipal e estadual, empresários e comércio local, firmaremos convênios de incentivo ao primeiro emprego com estágio remunerado, usando a mão de obra eficaz e econômica. 


Blog – Corrupção é outro problema gravíssimo e que a sociedade não suporta mais arcar. 


O senhor tem um plano de contingência para barrar ou ao menos diminuir o desvio de verba pública, ou a má gestão administrativa?  Quais são as medidas que o senhor pretende adotar. 


Zé Cândido (PDT)  – Temos sim. Licitação transparente, sem favorecimento a famílias, amigos políticos, patrocinadores, e a quem quer que seja; acabar, erradicar com a farra das locações de veículos, equipamentos e maquinas;  


os cargos comissionados serão todos de profissionais de carreira, pois temos quadro de funcionários efetivos do município, pessoas altamente competentes para todos os cargos e funções que a administração moderna requer;  


enfim, promover no município de Campos Belos, uma administração técnica, transparente, descentralizada e moderna. 


Promovendo na região, um exemplo de administração inovadora.


Blog- Por fim, o senhor deseja mandar um recado para os eleitores, principalmente aqueles que ainda estão indecisos? 


Zé Cândido (PDT) –  Sim! Esta é a melhor pergunta, pois tenho a convicção e certeza de termos as melhores propostas para a nossa cidade. 


Nestas eleições, sou o candidato mais preparado para governar Campos Belos! Sem vícios, sem apadrinhamentos e sem loteamentos de cargos. 


Temos o melhor e mais seleto grupo de homens e mulheres com capacidades que possibilitem governar tecnicamente com visão moderna e futurista. 


Sendo assim, posso afirmar que a verdadeira mudança é aqui! Coligação: “chegou a vez do povo”.


Já Publicamos:


Entrevista: Em Campos Belos (GO), Eduardo Terra (PR) diz que vai cortar diárias e gastos desnecessários

Deixe um comentário