Campos Belos (GO): Justiça determina UEG a contratar apoio especializado para aluno com síndrome de down, aprovado em vestibular

Em decisão histórica, a Justiça de Goiás obrigou a Universidade Estadual de Goiás (UEG) a contratar uma acompanhante especial para um estudante goiano, portador da síndrome de down, aprovado em vestibular e impedido de frequentar as aulas por falta de apoio especializado.
Ramon Alves dos Santos, morador de Campos Belos, fez vestibular e foi aprovado no curso Tecnologia em Agroecologia, tendo feito a matrícula regularmente.
A mãe do estudante, Ivanete Alves, que tinha lutado tanto para o ingresso dele na Universidade, se viu frustrada diante da falta de estrutura e da incapacidade da UEG em fazer a integração do aluno especial, procurou o Ministério Público de Goiás.
Uma professora especializada, que acompanhou a educação do estudante Ramon Alves, inclusive durante o vestibular, chegou a se colocar à disposição da Universidade, mas o órgão informou que não tinha autonomia para fazer a contratação.
O promotor de Campos Belos, Bernardo Monteiro, impetrou, assim, um Mandado de Segurança junto ao Tribunal de Justiça de Goiás, contra o Secretário de Educação do Estado e contra o reitor da UEG para que eles garantissem o direito líquido e certo do estudante de frequentar as aulas, na condição de aluno especial.
Na fundamentação, o promotor arguiu que além do mandamento da Constituição Federal de 1988, no artigo 205, que expressa que a educação é um dever do Estado e da família, a lei 9.394/1996 garante que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
“O Estado deve ofertar escolar regular a jovens e adultos com características e modalidades específicas às suas necessidades”, escreveu o promotor.
Ao analisar o caso, uma turma de desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás, sob o voto do juiz Sebastião Luiz Fleury, entendeu ser direito liquido e certo o pleito do estudante.
2 comentários sobre “Campos Belos (GO): Justiça determina UEG a contratar apoio especializado para aluno com síndrome de down, aprovado em vestibular”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Dinomar, posta por favor
https://goias24horas.com.br/71279-enel-de-goias-fica-em-ultimo-em-ranking-de-qualidade-do-servico-de-energia/amp/
Aqui em Campos Belos tá uma vergonha, muito pior que a Celg. Energia caindo todos os dias nesse calorão, pelo menos antigamente era quando amava chuva.
Parabéns ao ministério público devemos cobrar mais pelos estudos, se passou tem a obrigação de atender.
cabe aos diretores daqui de campos belos correrem atrás.