Município de Combinado (TO) deixa vencer 252 de vacinas contra a Covid-19

Covid-19 Coronavirus Vaccine vials in a row macro close up

Uma notícia muito triste veio do município de Combinado (TO), sudeste estado, nesta semana.

Técnicos da prefeitura da cidade, simplesmente, deixaram vencer 252 doses de vacinas da pfizer contra a Covid-19.

A descoberta da gravíssima irregularidade é do Ministério Público Estadual, que informou ter constatado a perda de 4.070 doses de vacina contra a covid-19 em Formoso do Araguaia e 252 em Combinado, durante inspeções realizadas por integrantes do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) nos dias 19 e 26 de janeiro.

Do total, 1.534 doses estavam com prazo de validade vencido ou congeladas e outras 2.788 simplesmente sumiram.

Em Combinado, a inspeção constatou também que o alvará sanitário do local de armazenamento das vacinas não está atualizado.

Em Formoso (TO), foram perdidas 1.282 doses, das quais 996 da Pfizer, por ultrapassar o prazo de validade (entre outubro e novembro), e 286 da Coronavac, por congelamento, e que eram para a comunidade indígena.

Ainda de acordo com o relatório de inspeção dos promotores, o município não soube informar a destinação de outras 2.788 doses.

Também conforme o MPE, na fiscalização, descobriu-se que o alvará sanitário do local de armazenamento das vacinas venceu em 2021.

Enquanto países pobres, em especial da África, se acabando em Covid-19, sem imunizante, nós brasileiros desperdiçando tão importante e escasso produto ou mesmo se recusando a tomá-lo.

O outro lado

O blog entrou em contato com o prefeito de Combinado (TO), Lindolfo do Prado Neto, o Dofim, para ele explicar à comunidade o porquê da grave falha, mas ele não leu as mensagens até o momento.

Da mesma forma, o Blog procurou a Secretária de Saúde, Deuselia Palmeira Prado. Ela leu as mensagens, mas nada respondeu.

Com informações de Cleber Toledo

Deixe um comentário