Representatividade do nordeste goiano, uma das mais cobiçadas regiões político-eleitoreiras dos investidores
Na divisão política do estado, o denominado Nordeste goiano compõe-se de duas microrregiões, o Vale do Paranã e a Chapada dos Veadeiros.
PERFIL HISTÓRICO
Quando ainda indivisos os territórios de Goiás e Tocantins, emergiam do chamado “Norte goiano” as maiores expressões políticas do estado (tanto é que tiveram cacife para empreender a separação dos referidos estados), atuantes que eram tanto no parlamento quanto nos setores da administração estadual, sendo desnecessário, neste curto espaço, incluir relação de nomes dos protagonistas da política regional.
NOVAS PERSPECTIVAS
Fato notório da representatividade política da região em foco, foi a criação e consolidação da Associação dos Municípios do Nordeste Goiano, que por sinal emprestara total apoio à investidura do atual deputado Iso Moreira por meio das articulações municipais no plano estadual, do grande negociador político de Posse, doutor José Éliton de Figueredo, então diretor da Agência Goiana do Desenvolvimento Regional, sem contar as moções de apoio de outros importantes lideres regionais, haja vista o aval do então prefeito de Formosa, depois deputado Tião Caroço.
POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES
Não é sem razão que o nome José Éliton Figueredo (pai do atual governador José Éliton Júnior), sempre foi lembrado como um dos potencias candidatos da base governamental (mas nunca quis assumir tal encargo), posto que sempre gozou da simpatia das lideranças dos municípios circunvizinhos os quais poderiam ter assimilado sua candidatura, para somar-se ao poder de articulação do atual representante Iso Moreira.
(Emílio Vieira, professor universitário, advogado e escritor, membro da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores de Goiás e da Associação Goiana de Imprensa. E-mail: evn_advocacia@hotmail.com).